quinta-feira, 31 de maio de 2007

IV - O VERDADEIRO DIA DE GUARDA INSTITUÍDO POR DEUS

IV - O VERDADEIRO DIA DE GUARDA INSTITUÍDO POR DEUS






1. Quantos do mandamentos da Lei de Deus são verdade?
R= Os Dez
(Salmos 119:86) - Todos os teus mandamentos são verdade. Com mentiras me perseguem; ajuda-me.
(Salmos 119:151) - Tu estás perto, ó SENHOR, e todos os teus mandamentos são a verdade.

2. Que dia o 4º mandamento da Lei ordena guardar?
R= O Sábado do Senhor
(Êxodo 20:1) ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
(Êxodo 20:2) - Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
1º- (Êxodo 20:3) - Não terás outros deuses diante de mim.
2º- (Êxodo 20:4) - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
(Êxodo 20:5) - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
(Êxodo 20:6) - E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
3º- (Êxodo 20:7) - Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
4º- (Êxodo 20:8) - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
(Êxodo 20:9) - Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
(Êxodo 20:10) - Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
(Êxodo 20:11) - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
5º- (Êxodo 20:12) - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
6º- (Êxodo 20:13) - Não matarás.
7º- (Êxodo 20:14) - Não adulterarás.
8º- (Êxodo 20:15) - Não furtarás.
9º- (Êxodo 20:16) - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10º- (Êxodo 20:17) - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

3. Quando e para que Deus fez o Sábado?
R= Após criar o mundo, para comemorar Sua Criação. Quando Cristo deu Sua Lei no Monte Sinai, apenas disse : "Lembra-te do dia do Sábado" e isto é mais uma prova que o Sábado e a Lei já existiam e eram guardados pelos fieis, antes de serem dados no Sinai.
(Gênesis 2:2) - E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
(Gênesis 2:3) - E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.
(Êxodo 16:23) - E ele disse-lhes: Isto é o que o SENHOR tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã.
(Êxodo 16:24) - E guardaram-no até o dia seguinte, como Moisés tinha ordenado; e não cheirou mal nem nele houve algum bicho.
(Êxodo 16:25) - Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do SENHOR; hoje não o achareis no campo.
(Êxodo 16:26) - Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.
(Êxodo 16:27) - E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam.
(Êxodo 16:28) - Então disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?
(Êxodo 16:29) - Vede, porquanto o SENHOR vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.
(Gênesis 26:5) - Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.

4. Que três coisas Deus fez com o Sábado?
R= 1º Descansou no Sábado, 2º Abençoou-o, 3º Santificou-o para Si.
(Gênesis 2:3) - E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.

5. Para quem foi feito o Sábado?
R= Para o homem ou toda a humanidade. Quando o Sábado foi criado não existia nenhum judeu.
(Marcos 2:27) - E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
(Isaías 56:2) - Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal.
(Isaías 56:3) - E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao SENHOR, dizendo: Certamente o SENHOR me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca.
(Isaías 56:4) - Porque assim diz o SENHOR a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança:
(Isaías 56:5) - Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.
(Isaías 56:6) - E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao SENHOR, para o servirem, e para amarem o nome do SENHOR, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança,

6. De que o Sábado é um sinal?
R= É um Sinal de Deus e Seu povo.
(Ezequiel 20:12) - E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.
(Ezequiel 20:13) - Mas a casa de Israel se rebelou contra mim no deserto, não andando nos meus estatutos, e rejeitando os meus juízos, os quais, cumprindo-os, o homem viverá por eles; e profanaram grandemente os meus sábados; e eu disse que derramaria sobre eles o meu furor no deserto, para os consumir.
(Ezequiel 20:14) - O que fiz, porém, foi por amor do meu nome, para que não fosse profanado diante dos olhos dos gentios perante a vista dos quais os fiz sair.
(Ezequiel 20:15) - E, contudo, eu levantei a minha mão para eles no deserto, para não os deixar entrar na terra que lhes tinha dado, a qual mana leite e mel, e é a glória de todas as terras;
(Ezequiel 20:16) - Porque rejeitaram os meus juízos, e não andaram nos meus estatutos, e profanaram os meus sábados; porque o seu coração andava após os seus ídolos.
(Ezequiel 20:17) - Não obstante o meu olho lhes perdoou, e eu não os destruí nem os consumi no deserto.
(Ezequiel 20:18) - Mas disse eu a seus filhos no deserto: Não andeis nos estatutos de vossos pais, nem guardeis os seus juízos, nem vos contamineis com os seus ídolos.
(Ezequiel 20:19) - Eu sou o SENHOR vosso Deus; andai nos meus estatutos, e guardai os meus juízos, e executai-os.
(Ezequiel 20:20) - E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR vosso Deus.

7. Que dia Cristo guardou?
R= O Sábado.
(Marcos 1:21) - Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava.
(Lucas 4:16) - E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.
(Lucas 4:31) - E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava nos sábados.
(Lucas 13:10) - E ensinava no sábado, numa das sinagogas.

8. O que Cristo nunca disse aos judeus?
R= Ele nunca disse aos judeus que o Sábado não devia ser guardado.

9. Então o que foi que Cristo combateu nos judeus?
R= Cristo combateu as 39 regras ou tradições humanas sobre o Sábado, criadas pelos judeus.
""O modo como a tradição judaica encarava o sábado também era um exemplo desta distorção das formas e funções veterotestamentárias. O sábado deveria servir para descanso e meditação, mas acabou sendo transformado em um pesadelo de regulamentos e listas "pode e não-pode".
O que Jesus e os discípulos estavam fazendo em Marcos 2.23 seria perfeitamente lícito aos olhos dos fariseus se não fosse realizado no sábado (Deuteronômio 23.25). A Tradição Oral determinava minuciosamente o que podia e não podia ser feito aos sábados. Havia até uma lista de 39 verbos (trabalhos) que não podiam ser feitos naquele dia. Quatro destes verbos (colher, debulhar, limpar e preparar) eram descrições do que os discípulos estava fazendo ao comer.
Jesus combateu a tradição judaica muitas vezes, especialmente as tradições com respeito ao sétimo dia. Há uma grande quantidade de situações onde Jesus entrou em choque com os judeus nesta questão (Marcos 3.1-6; Lucas 13.10-17; 14.1-6; João 5.1-9,16-17; 7.22; 9.1-14). A seita dos chamadosessênios , por exemplo, proibia claramente que um homem tirasse de uma cisterna ou fosso um animal que ali tivesse caído (Documento de Damasco, 11.13-14). Jesus, e até mesmo a maioria dos judeus, achava isto um absurdo (Mateus 12.11; Lucas 14.5, também 13.15).
A própria ordem da criação indica que o homem era o alvo do benefício do repouso sabático. Contudo, o modo rabínico de interpretar o Velho Pacto afastava o mandamento das intenções originais de Deus. O sábado, que era para ser um dom, um presente e um dia derefrigério , acabou sendo um dia de castigo, de opressão e de tensão devido à grande carga de mandamentos associados com ele e dos inúmeros preceitos reguladores. Esqueceram a função do sábado e ficaram apenas com a sua forma externa."" http://www.hermeneutica.com/estudos/sabado.html
(Marcos 7:2) - E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam.
(Marcos 7:3) - Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes;
(Marcos 7:8) - Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.

10. O que foi que Cristo não fez
R= Cristo nunca tentou abolir o Sábado. Ele simplesmente como Senhor ou Dono do Sábado, reservou só para Si o direito em decidir o que era ou não proibido fazer no Sábado. Portanto, a questão com os judeus não era quanto ao dia (Se era ou não de guarda, pois Cristo guardava o Sábado) mas sim, quanto á maneira de guardar o dia de Sábado.

11. E o que Cristo permitiu fazer no Sábado?
R= Cristo permitiu curar ou fazer o bem no "Seu Dia" e até apanhar frutas para saciar a fome, coisas essas proibidas pelos judeus, e tal ponto que até diziam que Cristo deveria ser condenado porque curou no dia de Sábado.
(Mateus 12:1) - NAQUELE tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer.
(Mateus 12:2) - E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado.
(Mateus 12:3) - Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam?
(Mateus 12:4) - Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes?
(Mateus 12:5) - Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?
(Mateus 12:6) - Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo.
(Mateus 12:7) - Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.
(Mateus 12:8) - Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.
(Mateus 12:9) - E, partindo dali, chegou à sinagoga deles.
(Mateus 12:10) - E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados?
(Mateus 12:11) - E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará?
(Mateus 12:12) - Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados.
(Mateus 12:13) - Então disse àquele homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e ficou sã como a outra.
(Mateus 12:14) - E os fariseus, tendo saído, formaram conselho contra ele, para o matarem.

12. Que dia a Virgem Maria guardou após a morte de Cristo?
R= Guardou o Sábado.
(Lucas 23:56) - E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.

13. Que dia os cristãos continuaram guardando?
R= O Sábado
(Atos 13:27) - Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se lêem todos os sábados.(Atos 15:21) - Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.

14. Que dia guardavam os apóstolos após Cristo ter ido para o céu?
R= O Sábado.
(Atos 13:13) - E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.
(Atos 13:14) - E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se;
(Atos 13:42) - E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas.
(Atos 13:44) - E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.
(Atos 16:12) - E dali para Filipos, que é a primeira cidade desta parte da Macedônia, e é uma colônia; e estivemos alguns dias nesta cidade.
(Atos 16:13) - E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.
(Atos 18:4) - E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.
(Atos 18:11) - E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.

15. Que afirmação fez Paulo mais tarde comprovando que ele continuou guardando o Sábado?
R= São Paulo disse que guardava e cria em tudo o que estava escrito na Lei e nos profetas do Velho testamento . E recomendava o Velho Testamento a todos, como a PALAVRA DE DEUS.
(Atos 24:14) - Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.
(Atos 20:32) - Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificado

16. Que dia quer Jesus que sempre seja guardado?
R= O Sábado. A destruição de Jerusalém Foi no ano 70 ou seja, 40 anos após a ressurreição de Cristo.
(Mateus 24:20) - E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;

17. Que dia os salvos guardarão no céu?
R= Guardarão o Sábado.
(Isaías 66:22) - Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.
(Isaías 66:23) - E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.

18. Por que o Sábado sempre será o dia de guarda instituído por Deus?
R= Porque o que DEUS ABENÇOOU, permanece para sempre abençoado, e Deus não altera o que saiu dos Seus lábios.
(I Crônicas 17:27) - Agora, pois, foste servido abençoar a casa de teu servo, para que permaneça para sempre diante de ti: porque tu, SENHOR, a abençoaste, e ficará abençoada para sempre.
(Salmos 89:34) - Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios.

19. E caso eu guarde só os nove mandamentos, menos o Sábado?
R= Serei considerado transgressor e culpado de todos os dez.
(Tiago 2:10) - Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.

20. Porque tenho que fazer tudo o que Deus manda?
R= Porque Deus não me salvará caso eu despreze conscientemente seu menor pedido.
(Mateus 5:19) - Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
R. 20.1 Adão e Eva foram expulsos do paraíso, só por terem transgredido o décimo mandamento.
(Êxodo 20:17) - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
(Gênesis 3:3) - Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
(Gênesis 3:23) - O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
R.20.2Outros mais foram destruídos por Deus só por terem dado pouco valor aos Seus pequenos pedidos.
(Gênesis 19:17) - E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.
(Gênesis 19:26) - E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.
(Levítico 10:1) - E OS filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara.
(Levítico 10:2) - Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR.
(Números 4:15) - Havendo, pois, Arão e seus filhos, ao partir do arraial, acabado de cobrir o santuário, e todos os instrumentos do santuário, então os filhos de Coate virão para levá-lo; mas no santuário não tocarão para que não morram; este é o cargo dos filhos de Coate na tenda da congregação.
(Números 4:16) - Porém o cargo de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, será o azeite da luminária e o incenso aromático, e a contínua oferta dos alimentos, e o azeite da unção, o cargo de todo o tabernáculo, e de tudo que nele há, o santuário e os seus utensílios.
(Números 4:17) - E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo:
(Números 4:18) - Não deixareis extirpar a tribo das famílias dos coatitas do meio dos levitas.
(Números 4:19) - Mas isto lhes fareis, para que vivam e não morram, quando se aproximarem das coisas santíssimas: Arão e seus filhos virão, e a cada um colocarão no seu ministério e no seu cargo,
(Números 4:20) - Porém não entrarão a ver, quando cobrirem o santuário, para que não morram.
(II Samuel 6:6) - E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender.
(II Samuel 6:7) - Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.
R.20.3 Deus permitiu que o Templo de Salomão fosse destruido e o povo fosse levado cativo pelo inimigoporque eles recusaram guardar o Sábado.
(Jeremias 17:21) - Assim diz o SENHOR: Guardai as vossas almas, e não tragais cargas no dia de sábado, nem as introduzais pelas portas de Jerusalém;
(Jeremias 17:22) - Nem tireis cargas de vossas casas no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes santificai o dia de sábado, como eu ordenei a vossos pais.
(Jeremias 17:23) - Mas não escutaram, nem inclinaram os seus ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, para não ouvirem, e para não receberem correção.
(Jeremias 17:24) - Mas se vós diligentemente me ouvirdes, diz o SENHOR, não introduzindo cargas pelas portas desta cidade no dia de sábado, e santificardes o dia de sábado, não fazendo nele obra alguma,
(Jeremias 17:25) - Então entrarão pelas portas desta cidade reis e príncipes, que se assentem sobre o trono de Davi, andando em carros e em cavalos; e eles e seus príncipes, os homens de Judá, e os moradores de Jerusalém; e esta cidade será habitada para sempre.
(Jeremias 17:26) - E virão das cidades de Judá, e dos arredores de Jerusalém, e da terra de Benjamim, e das planícies, e das montanhas, e do sul, trazendo holocaustos, e sacrifícios, e ofertas de alimentos, e incenso, trazendo também sacrifícios de louvores à casa do SENHOR.
(Jeremias 17:27) - Mas, se não me ouvirdes, para santificardes o dia de sábado, e para não trazerdes carga alguma, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém, e não se apagará.
(II Crônicas 36:17) - Porque fez subir contra eles o rei dos caldeus, o qual matou os seus jovens à espada, na casa do seu santuário, e não teve piedade nem dos jovens, nem das donzelas, nem dos velhos, nem dos decrépitos; a todos entregou na sua mão.
(II Crônicas 36:18) - E todos os vasos da casa de Deus, grandes e pequenos, os tesouros da casa do SENHOR, e os tesouros do rei e dos seus príncipes, tudo levou para Babilônia.
(II Crônicas 36:19) - E queimaram a casa de Deus, e derrubaram os muros de Jerusalém, e todos os seus palácios queimaram a fogo, destruindo também todos os seus preciosos vasos.
(II Crônicas 36:20) - E os que escaparam da espada levou para Babilônia; e fizeram-se servos dele e de seus filhos, até ao tempo do reino da Pérsia.
(II Crônicas 36:21) - Para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da assolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram.
(Neemias 13:17) - E contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado?
(Neemias 13:18) - Porventura não fizeram vossos pais assim, e não trouxe o nosso Deus todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda mais acrescentais o ardor de sua ira sobre Israel, profanando o sábado.

21. E que recompensa terei em guadar o Sábado?
R= Deus me dará uma bençãoespecial.
(Isaías 56:2) - Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal.
(Isaías 56:3) - E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao SENHOR, dizendo: Certamente o SENHOR me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca.
(Isaías 56:4) - Porque assim diz o SENHOR a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança:
(Isaías 56:5) - Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.
(Isaías 58:13) - Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,
(Isaías 58:14) - Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.

22. Em que horario deverei guardar o Sábado?
R= Do por do sol de sexta ao por do sol de Sábado.
(Levítico 23:32) - Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.
(Marcos 1:32) - E, tendo chegado a tarde, quando já se estava pondo o sol, trouxeram-lhe todos os que se achavam enfermos, e os endemoninhados.

23. Qual a pergunta que Deus não pode responder por mim?
R= O que farei do verdadeiro dia de guarda que agora conheço?

domingo, 27 de maio de 2007

III - DUAS LEIS DIFERENTES ENTRE SI

III - DUAS LEIS DIFERENTES ENTRE SI





As Escrituras possuem um grande princípio que é o principio da unidade, isto é: Na Palavra de Deus não existe contradições, pois caso contrário a Bíblia não poderia ser um guia digno de confiança para apontar a verdade da salvação.

Por que então existem textos que declaram que devo guardar toda a Lei e ao mesmo tempo, outros textos que declaram não ser preciso guardá-la?
R=Um estudo atento das Escrituras, revelará que é impossível que exista uma só Lei. O Livro de Deus mostra com tanta clareza e distinção a existência de duas Leis Diferentes entre si que até uma criança pode perceber.


A primeira é chamada LEI MORAL - A qual nunca pode ser abolida.


A segunda é chamada LEI CERIMONIAL - A qual foi abolida com a morte de Cristo.



LEI MORAL (verde) LEI CERIMONIAL (roxo)


1. Foi proferida por Deus.
(Êxodo 20:1) - ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
(Êxodo 20:2) - Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
(Êxodo 20:3) - Não terás outros deuses diante de mim.
(Êxodo 20:4) - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
(Êxodo 20:5) - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
(Êxodo 20:6) - E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
(Êxodo 20:7) - Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
(Êxodo 20:8) - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
(Êxodo 20:9) - Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
(Êxodo 20:10) - Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
(Êxodo 20:11) - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
(Êxodo 20:12) - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
(Êxodo 20:13) - Não matarás.
(Êxodo 20:14) - Não adulterarás.
(Êxodo 20:15) - Não furtarás.
(Êxodo 20:16) - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
(Êxodo 20:17) - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
(Êxodo 20:18) - E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.
(Êxodo 20:19) - E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos.
(Êxodo 20:20) - E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis.
(Êxodo 20:21) - E o povo estava em pé de longe. Moisés, porém, se chegou à escuridão, onde Deus estava.
(Êxodo 20:22) - Então disse o SENHOR a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que, dos céus, eu falei convosco.
(Deuteronômio 4:12) - Então o SENHOR vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes figura alguma.
(Deuteronômio 4:13) - Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.


1. Foi proferida por Moisés.
(Deuteronômio 4:44) - Esta é, pois, a lei que Moisés propôs aos filhos de Israel.
(Deuteronômio 4:45) - Estes são os testemunhos, e os estatutos, e os juízos, que Moisés falou aos filhos de Israel, havendo saído do Egito;


2. Foi escrita por Deus com seu próprio dedo.
(Êxodo 20:1) - ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
(Êxodo 20:2) - Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
(Êxodo 20:3) - Não terás outros deuses diante de mim.
(Êxodo 20:4) - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
(Êxodo 20:5) - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
(Êxodo 20:6) - E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
(Êxodo 20:7) - Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
(Êxodo 20:8) - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
(Êxodo 20:9) - Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
(Êxodo 20:10) - Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
(Êxodo 20:11) - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
(Êxodo 20:12) - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
(Êxodo 20:13) - Não matarás.
(Êxodo 20:14) - Não adulterarás.
(Êxodo 20:15) - Não furtarás.
(Êxodo 20:16) - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
(Êxodo 20:17) - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
(Deuteronômio 4:12) - Então o SENHOR vos falou do meio do fogo; a voz das palavras ouvistes; porém, além da voz, não vistes figura alguma.
(Deuteronômio 4:13) - Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.
(Deuteronômio 5:22) - Estas palavras falou o SENHOR a toda a vossa congregação no monte, do meio do fogo, da nuvem e da escuridão, com grande voz, e nada acrescentou; e as escreveu em duas tábuas de pedra, e a mim mas deu.


2. Foi escrita por Moisés.
(Êxodo 24:4) - Moisés escreveu todas as palavras do SENHOR, e levantou-se pela manhã de madrugada, e edificou um altar ao pé do monte, e doze monumentos, segundo as doze tribos de Israel;
(Deuteronômio 31:9) - E Moisés escreveu esta lei, e a deu aos sacerdotes, filhos de Levi, que levavam a arca da aliança do SENHOR, e a todos os anciãos de Israel.
(Deuteronômio 31:24) - E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei,


3. Foi escrita em tábuas de pedra.
(Êxodo 31:18) - E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus.
(Deuteronômio 4:13) - Então vos anunciou ele a sua aliança que vos ordenou cumprir, os dez mandamentos, e os escreveu em duas tábuas de pedra.


3. Foi escrita em um livro.
(Deuteronômio 31:24) - E aconteceu que, acabando Moisés de escrever num livro, todas as palavras desta lei,
(Êxodo 24:4) - Moisés escreveu todas as palavras do SENHOR, e levantou-se pela manhã de madrugada, e edificou um altar ao pé do monte, e doze monumentos, segundo as doze tribos de Israel;
(Êxodo 24:7) - E tomou o livro da aliança e o leu aos ouvidos do povo, e eles disseram: Tudo o que o SENHOR tem falado faremos, e obedeceremos.
(II Crônicas 35:12) - E puseram de parte os holocaustos para os darem aos filhos do povo, segundo as divisões das casas paternas, para o oferecerem ao SENHOR, como está escrito no livro de Moisés; e assim fizeram com os bois.


4. Foi colocada dentro da arca por Moisés.
.(Deuteronômio 10:5) - E virei-me, e desci do monte, e pus as tábuas na arca que fizera; e ali estão, como o SENHOR me ordenou.
(Êxodo 40:20) - Tomou o testemunho, e pô-lo na arca, e colocou os varais na arca; e pôs o propiciatório em cima da arca.
(I Reis 8:9) - Na arca nada havia, senão só as duas tábuas de pedra, que Moisés ali pusera junto a Horebe, quando o SENHOR fez a aliança com os filhos de Israel, saindo eles da terra do Egito.
(Hebreus 9:4) - Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança;



4. Foi colocada ao lado da arca ou fora dela, pelos levitas.
(Deuteronômio 31:25) - Deu ordem aos levitas, que levavam a arca da aliança do SENHOR, dizendo:
(Deuteronômio 31:26) - Tomai este livro da lei, e ponde-o ao lado da arca da aliança do SENHOR vosso Deus, para que ali esteja por testemunha contra ti.
(II Reis 22:8) - Então disse o sumo sacerdote Hilquias ao escrivão Safã: Achei o livro da lei na casa do SENHOR. E Hilquias deu o livro a Safã, e ele o leu.


5. É chamada Lei de Deus.
(I Crônicas 22:12) - O SENHOR te dê tão-somente prudência e entendimento, e te instrua acerca de Israel; e isso para guardar a lei do SENHOR teu Deus.
(Romanos 7:22) - Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;



5. É chamada a Lei de Moisés.
(Neemias 8:1) - E CHEGADO o sétimo mês, e estando os filhos de Israel nas suas cidades, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça, diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o SENHOR tinha ordenado a Israel.
(Atos 15:5) - Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.


6. Sua função é mostrar o pecado, e revelar nosso dever moral para com Deus e para com o próximo.
(Romanos 3:20) - Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
(Romanos 7:7) - Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
(Êxodo 20:1) - ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
(Êxodo 20:2) - Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
(Êxodo 20:3) - Não terás outros deuses diante de mim.
(Êxodo 20:4) - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
(Êxodo 20:5) - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
(Êxodo 20:6) - E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
(Êxodo 20:7) - Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
(Êxodo 20:8) - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
(Êxodo 20:9) - Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
(Êxodo 20:10) - Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
(Êxodo 20:11) - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
(Êxodo 20:12) - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
(Êxodo 20:13) - Não matarás.
(Êxodo 20:14) - Não adulterarás.
(Êxodo 20:15) - Não furtarás.
(Êxodo 20:16) - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
(Êxodo 20:17) - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
(Eclesiastes 12:13) - De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
(Eclesiastes 12:14) - Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.
(Tiago 2:8) - Todavia, se cumprirdes, conforme a Escritura, a lei real: Amarás a teu próximo como a ti mesmo, bem fazeis.
(Tiago 2:9) - Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores.
(Tiago 2:10) - Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
(Tiago 2:11) - Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.
(Tiago 2:12) - Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.


6. Sua função era mostrar ao pecador o que ele teria de fazer para libertar-se do pecado e reconciliar-se com Deus.
(Levítico 1:4) - E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.
(Levítico 4:20) - E fará a este novilho, como fez ao novilho da expiação; assim lhe fará, e o sacerdote por eles fará propiciação, e lhes será perdoado o pecado.
(Gálatas 3:19) - Logo, para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões, até que viesse a posteridade a quem a promessa tinha sido feita; e foi posta pelos anjos na mão de um medianeiro.


7. Nela não há nenhuma ordem para se fazer sacrifícios pois nada existe de ofertas ou ordenanças típicas.
(Êxodo 20:1) - ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
(Êxodo 20:2) - Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
(Êxodo 20:3) - Não terás outros deuses diante de mim.
(Êxodo 20:4) - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
(Êxodo 20:5) - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
(Êxodo 20:6) - E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
(Êxodo 20:7) - Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
(Êxodo 20:8) - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
(Êxodo 20:9) - Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
(Êxodo 20:10) - Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
(Êxodo 20:11) - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
(Êxodo 20:12) - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
(Êxodo 20:13) - Não matarás.
(Êxodo 20:14) - Não adulterarás.
(Êxodo 20:15) - Não furtarás.
(Êxodo 20:16) - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
(Êxodo 20:17) - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.


7. Era constituída de sacrifícios, ordenanças e manjares alegóricos.
(II Crônicas 23:18) - E Joiada ordenou os ofícios na casa do SENHOR, sob a direção dos sacerdotes levitas a quem Davi designara na casa do SENHOR, para oferecerem os holocaustos do SENHOR, como está escrito na lei de Moisés, com alegria e com canto, conforme a instituição de Davi.
(II Crônicas 30:15) - Então sacrificaram a páscoa no dia décimo quarto do segundo mês; e os sacerdotes e levitas se envergonharam e se santificaram e trouxeram holocaustos à casa do SENHOR.
(II Crônicas 30:16) - E puseram-se no seu posto, segundo o seu costume, conforme a lei de Moisés, o homem de Deus; e os sacerdotes espargiam o sangue, tomando-o da mão dos levitas.
(Esdras 3:2) - E levantou-se Jesuá, filho de Jozadaque, e seus irmãos, os sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus irmãos, e edificaram o altar do Deus de Israel, para oferecerem sobre ele holocaustos, como está escrito na lei de Moisés, o homem de Deus.
(Hebreus 10:1) - PORQUE tendo a lei a sombra dos bens futuros, e não a imagem exata das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.
(Hebreus 10:2) - Doutra maneira, teriam deixado de se oferecer, porque, purificados uma vez os ministrantes, nunca mais teriam consciência de pecado.
(Hebreus 10:3) - Nesses sacrifícios, porém, cada ano se faz comemoração dos pecados,
(Hebreus 10:4) - Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados.
(Hebreus 10:5) - Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste;
(Hebreus 10:6) - Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram.
(Hebreus 10:7) - Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade.
(Hebreus 10:8) - Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).
(Hebreus 10:9) - Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo.
(Hebreus 10:10) - Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez.
(Hebreus 9:1) - ORA, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre.
(Hebreus 9:2) - Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candelabro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário.
(Hebreus 9:3) - Mas depois do segundo véu estava o tabernáculo que se chama o santo dos santos,
(Hebreus 9:4) - Que tinha o incensário de ouro, e a arca da aliança, coberta de ouro toda em redor; em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Arão, que tinha florescido, e as tábuas da aliança;
(Hebreus 9:5) - E sobre a arca os querubins da glória, que faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos agora particularmente.
(Hebreus 9:6) - Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços;
(Hebreus 9:7) - Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo;
(Hebreus 9:8) - Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo,
(Hebreus 9:9) - Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço;
(Hebreus 9:10) - Consistindo somente em comidas, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção.


8. É eterna e imutavel; e Cristo confirmou isto quando disse que Sua Lei durará para sempre.
(Salmos 111:7) - As obras das suas mãos são verdade e juízo, seguros todos os seus mandamentos.
(Salmos 111:8) - Permanecem firmes para todo o sempre; e são feitos em verdade e retidão.
(Salmos 111:9) - Redenção enviou ao seu povo; ordenou a sua aliança para sempre; santo e tremendo é o seu nome.
(Lucas 16:17) - E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til da lei.


8. Cessaria com a morte de Cristo; portanto ela começou perder sua validade quando João Batista anunciou a presença de Cristo.
(Hebreus 9:9) - Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço;
(Hebreus 9:10) - Consistindo somente em comidas, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção.
(Hebreus 9:11) - Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação,
(Hebreus 7:12) - Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
(Efésios 2:15) - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
(Efésios 2:16) - E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.
(Efésios 2:17) - E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;
(Lucas 16:16) - A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.


9. Cristo guardou-a e mandou nos guardá-la também.
(Mateus 5:17) - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
(Mateus 5:18) - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
(Mateus 19:17) - E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.


9. Cristo aboliu-a ao morrer e como sinal o veu do templo rasgou-se.
(Colossenses 2:14) - Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz.
(Mateus 27:51) - E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;
(Efésios 2:15) - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,

10. Após a cruz esta Lei continuou sendo a Lei perfeita da Liberdade, para todos os que a obedecem.
(Tiago 1:25) - Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.
(Tiago 2:12) - Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.


10. Após a cruz esta Lei passou a significar um jugo de escravidão para aqueles que ainda continuavam guardando-a.
(Gálatas 5:1) - ESTAI, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.
(Atos 15:10) - Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?


Portanto, quando a Bíblia fala de uma Lei abolida que não precisa mais ser guardade, trata-se da Lei Cerimonial e não da Lei dos Dez Mandamentos.


Negar a existencia destas duas Leis na Bíblia, seria reduzi-la a um falso e inútil livro de grosseiras contra dições.

sábado, 26 de maio de 2007

II - A VERDADE REVELADA POR DEUS ATRAVÉS DA BÍBLIA

II - A VERDADE REVELADA POR DEUS ATRAVÉS DA BÍBLIA




1. Que nome recebe a verdadeira Igreja de Deus?
R= Coluna da verdade.
(I Timóteo 3:15) - Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.

2. Quantas são as Verdades aceitas pela igreja de Deus?
R= São seis Verdades.
1ª Verdade - Deus - Verdadeiro autor da Salvação.
(Jeremias 10:10) - Mas o SENHOR Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação.
(Salmos 31:5) - Nas tuas mãos encomendo o meu espírito; tu me redimiste, SENHOR Deus da verdade.
(João 17:3) - E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.
2ª Verdade - Jesus Cristo - Verdadeiro Meio de Salvação.
(João 14:6) - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
(Atos 4:12) - E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
(I Timóteo 2:5) - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
3ª Verdade - Espírito Santo - Verdadeiro Guia e Força na Salvação.
(João 16:13) - Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.
(João 3:5) - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
(Romanos 8:2) - Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
(Tito 3:5) - Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo,
(I Pedro 1:2) - Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.
4ª Verdade - A Bíblia Toda - Verdadeira Orientadora ou instrutora da Salvação.
(João 17:17) - Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.
(João 5:39) - Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
(II Timóteo 3:16) - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
5ª Verdade - A Lei De Deus - Verdadeira norma de Julgamento para a Salvação.
(Salmos 119:142) - A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.
(Romanos 2:12) - Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
(Tiago 2:12) - Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.
6ª Verdade - Todos Os Dez Mandamentos - Verdadeiro Padrão de Conduta para a Salvação.
(Salmos 119:86) - Todos os teus mandamentos são verdade. Com mentiras me perseguem; ajuda-me.
(Salmos 119:151) - Tu estás perto, ó SENHOR, e todos os teus mandamentos são a verdade.
(Eclesiastes 12:13) - De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
(Eclesiastes 12:14) - Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.
(Mateus 19:17) - E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
(Tiago 2:10) - Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.


OS DEZ MANDAMENTOS


(Êxodo 20:1) - ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
(Êxodo 20:2) - Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
(Êxodo 20:3) - Não terás outros deuses diante de mim.
(Êxodo 20:4) - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
(Êxodo 20:5) - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
(Êxodo 20:6) - E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
(Êxodo 20:7) - Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
(Êxodo 20:8) - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
(Êxodo 20:9) - Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
(Êxodo 20:10) - Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
(Êxodo 20:11) - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
(Êxodo 20:12) - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
(Êxodo 20:13) - Não matarás.
(Êxodo 20:14) - Não adulterarás.
(Êxodo 20:15) - Não furtarás.
(Êxodo 20:16) - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
(Êxodo 20:17) - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

3. Quanto tempo duram as verdades de toda a Bíblia?
R= Duram para sempre.
(Mateus 24:35) - O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar.
(Isaías 40:8) - Seca-se a erva, e cai a flor, porém a palavra de nosso Deus subsiste eternamente.

4. Quais as três funções da Lei na salvação?
R= 4.1. Mostrar o pecado.
(Romanos 7:7) - Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
(Romanos 3:20) - Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
R= 4.2. Conduzir o pecador a Cristo.
(Gálatas 3:24) - De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados.
R= 4.3. Norma de conduta cristã para conservar-nos no caminho da verdade.
(Tiago 2:11) - Porque aquele que disse: Não cometerás adultério, também disse: Não matarás. Se tu pois não cometeres adultério, mas matares, estás feito transgressor da lei.
(Tiago 2:12) - Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.
(João 8:11) - E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.

5. Qual o instrumento pelo qual lanço mão da verdade da salvação?
R= A Fé.
(Efésios 2:8) - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

6. Mas o que a Fé não pode anular?
R= A guarda da Lei de Deus.
(Romanos 3:31) - Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.

7. O que diz S. João daquele que não guarda os mandamentos?
R= Não possui a verdade.
(I João 2:4) - Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade.

8. O que diz São Paulo daqueles que guardam a Lei?
R= Serão justificados.
(Romanos 2:13) - Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.

9. Quais os cinco motivos pelos quais a Lei nunca pode ser abolida?
R. 9.1. É uma Lei perfeita e santa.
(Salmos 19:7) - A lei do SENHOR é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do SENHOR é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
(Romanos 7:12) - E assim a lei é santa, e o mandamento santo, justo e bom.
R.9.2. Deus não altera o que sai dos Seus lábios.
(Salmos 89:34) - Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios.
R.9.3. Deus não muda.
(Malaquias 3:6) - Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
(Tiago 1:17) - Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
R.9.4. Sua verdade permanece para sempre.
(Salmos 100:5) - Porque o SENHOR é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.
(Salmos 111:7) - As obras das suas mãos são verdade e juízo, seguros todos os seus mandamentos.
(Salmos 111:8) - Permanecem firmes para todo o sempre; e são feitos em verdade e retidão.
(Salmos 111:9) - Redenção enviou ao seu povo; ordenou a sua aliança para sempre; santo e tremendo é o seu nome.
R.9.5. Deus não pode mentir.
(Tito 1:2) - Em esperança da vida eterna, a qual Deus, que não pode mentir, prometeu antes dos tempos dos séculos;

10. Que quatro coisas Cristo fez com a Lei?
R.10.1. Disse que não veio para abolir a Lei.
(Mateus 5:17) - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.
R.10.2. Cristo cumpriu ou obedeceu a Lei, mas ela continuou em vigor, pois caso cumprir fosse passar ou anular, então Cristo fez passar ou anulou o batismo.
(Mateus 3:13) - Então veio Jesus da Galiléia ter com João, junto do Jordão, para ser batizado por ele.
(Mateus 3:14) - Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
(Mateus 3:15) - Jesus, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu.
E nós anulamos ou fazemos passar a Lei de Cristo, ao praticarmos o bem.
(Gálatas 6:2) - Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.
(Ninguem anula, o voto , ao cumprir o dever de votar).
R.10.3. Disse que sua Lei não pode ser abolida.
(Mateus 5:18) - Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido.
R.10.4. Ordenou a guarda da Lei aos que querem se salvar.
(Mateus 19:17) - E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.

11. Caso o "Amor de Deus" e "ao próximo", substituíssem a guarda dos Dez Mandamentos, o que Deus não precisava ter dado?
R= A Lei no Monte Sinai, pois já existiam esses dois mandamentos naquele tempo.
(Deuteronômio 6:5) - Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.
(Levítico 19:18) - Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR.

12. O que foi que Cristo não disse?
R= Cristo não disse que estes dois mandamentos anulam a Lei, mas sim, que a Lei depende deles; portanto, a existência deles prova que toda a Lei está em vigor.
(Mateus 22:37) - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.
(Mateus 22:38) - Este é o primeiro e grande mandamento.
(Mateus 22:39) - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
(Mateus 22:40) - Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.
(João 14:15) - Se me amais, guardai os meus mandamentos.

13. Caso a Lei fosse abolida, que quatro coisas aconteceriam?
R.13.1 Mão existiriam mais pecado, pois pecado é transgressão da Lei.
(I João 3:4) - Qualquer que comete pecado, também comete iniqüidade; porque o pecado é iniqüidade.
(Romanos 4:15) - Porque a lei opera a ira. Porque onde não há lei também não há transgressão.
R.13.2. Não existiriam mais pecadores pois não havendo Lei, não há transgressor.
(Romanos 7:7) - Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum. Mas eu não conheci o pecado senão pela lei; porque eu não conheceria a concupiscência, se a lei não dissesse: Não cobiçarás.
(Romanos 3:20) - Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.
R.13.3 Não existiria mais julgamento Divino,pois não pode haver julgamento sem Lei de Deus.
(Atos 17:31) - Porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do homem que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
(Romanos 2:12) - Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
(Tiago 2:12) - Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.
(Eclesiastes 12:13) - De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
(Eclesiastes 12:14) - Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.
R.13.4.Não mais precisaria de Cristo pois não haveria mais pecadores para salvar.
(I Timóteo 1:15) - Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.

14. Por que Satanás está irado contra os que praticam toda a verdade?
R= Porque eles guardam os mandamentos da Lei.
(Apocalipse 12:17) - E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.

15. Que mandamentos são esses?
R== O próprio João diz que são os mesmos mandamentos dados no principio, ou seja no Monte Sinai.
(I João 2:7) - Irmãos, não vos escrevo mandamento novo, mas o mandamento antigo, que desde o princípio tivestes. Este mandamento antigo é a palavra que desde o princípio ouvistes.
(Êxodo 20:1) - ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
(Êxodo 20:2) - Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
(Êxodo 20:3) - Não terás outros deuses diante de mim.
(Êxodo 20:4) - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
(Êxodo 20:5) - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
(Êxodo 20:6) - E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
(Êxodo 20:7) - Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
(Êxodo 20:8) - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
(Êxodo 20:9) - Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
(Êxodo 20:10) - Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
(Êxodo 20:11) - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
(Êxodo 20:12) - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
(Êxodo 20:13) - Não matarás.
(Êxodo 20:14) - Não adulterarás.
(Êxodo 20:15) - Não furtarás.
(Êxodo 20:16) - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
(Êxodo 20:17) - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

16. Qual o desejo de Deus para mim?
R= Que eu aceite e pratique toda verdade para me salvar.
(I Timóteo 2:3) - Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
(I Timóteo 2:4) - Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

17. E onde irei morar se aceitar e praticar toda verdade?
R= Na Cidade de Deus.
(Isaías 26:2) - Abri as portas, para que entre nelas a nação justa, que observa a verdade.
(Salmos 43:3) - Envia a tua luz e a tua verdade, para que me guiem e me levem ao teu santo monte, e aos teus tabernáculos.

I - VOCÊ - A VERDADE E A SALVAÇÃO

I - VOCÊ - A VERDADE E A SALVAÇÃO



1. O que deseja saber toda pessoa sincera e honesta?
R= A verdade,mesmo que ela seja diferente daquilo que pensava fosse a verdade,pois ninguem quer ser enganado.

2. Por que devo procurar esta verdade?
R= Porque ela significa o evangelho da salvação.
(Efésios 1:13) - Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.

3. E qual o desejo de Jesus Cristo para mim?
R= Que eu conheça esta verdade para me salvar.
(I Timóteo 2:3) - Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
(I Timóteo 2:4) - Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

4. Quando é que estamos em perigo de errar em assuntos de religião e salvação?
R. 4.1. Quando baseamos nossa fé ou convicção religiosa na consciência.
(Isaías 55:8) - Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR.
(Isaías 55:9) - Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
R. 4.2. Quando baseamos nossa fé ou convicção religiosa naquilo que diz homens.
(Salmos 146:3) - Não confieis em príncipes, nem em filho de homem, em quem não há salvação.
R. 4.3. Quando seguimos a maioria ou o caminho mais popular e fácil.
(Mateus 7:13) - Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
(Mateus 7:14) - E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
(Mateus 22:14) - Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
(Romanos 9:27) - Também Isaías clama acerca de Israel: Ainda que o número dos filhos de Israel seja como a areia do mar, o remanescente é que será salvo.
R. 4.4. Quando desconhecemos o verdadeiro ensino bíblico.
(Mateus 22:29) - Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

5. Que evangelho (de salvação) os apóstolos seguiam e ensinavam?
R= Só o evangelho ensinado por Jesus Cristo.
(Gálatas 1:11) - Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.
(Gálatas 1:12) - Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.
(João 1:13) - Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

6. A quem Jesus Cristo disse que devemos recorrer para encontrar a verdadeira salvação?
R= A Bíblia Sagrada.
(João 5:39) - Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
(Atos 17:11) - Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.

7. Quanto das Escrituras é inspirada para me apontar a verdade?
R= Toda a Escritura.
(II Timóteo 3:16) - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
(Hebreus 1:1) - HAVENDO Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
(Hebreus 1:2) - A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.

8. Como interpretar a Bíblia para as verdades não se contradizerem?
R= Deixando que a Bíblia seja sua própria intérprete; isto é, comparando e interpretando um texto com outro.
(I Corintios 2:13) - As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.

9. Por que não posso dar minha interpretação?
R= Porque a Bíblia não é de particular interpretação.
(II Pedro 1:20) - Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
(II Pedro 1:21) - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

10. Como farei para encontrar toda a verdade da salvação?
R= Buscando um texto aqui e outro ali, e em toda a Escritura como fazia Cristo.
(Isaías 28:10) - Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali.
(Isaías 28:11) - Assim por lábios gaguejantes, e por outra língua, falará a este povo.
(Isaías 28:12) - Ao qual disse: Este é o descanso, dai descanso ao cansado; e este é o refrigério; porém não quiseram ouvir.
(Isaías 28:13) - Assim, pois, a palavra do SENHOR lhes será mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali; para que vão, e caiam para trás, e se quebrantem e se enlacem, e sejam presos.
(Lucas 24:27) - E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicava-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras.
A VERDADE: O QUE É E ONDE ESTÁ?


Este Estudo Bíblico faz parte da Serie Temas Especiais.
O autor Pastor Ênio dos Santos.
O Estudo é Dividido em oito tópicos, sendo que o ultimo foi desmembrado do segundo.


I - VOCÊ - A VERDADE E A SALVAÇÃO
II - A VERDADE REVELADA POR DEUS ATRAVÉS DA BÍBLIA
III - DUAS LEIS DIFERENTES ENTRE SI
IV - O VERDADEIRO DIA DE GUARDA INSTITUÍDO POR DEUS
V - DOIS SÁBADOS DIFERENTES ENTRE SI
VI - A VERDADEIRA ORIGEM DO DOMINGO COMO DIA DE GUARDA
VII - A VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO
VIII - TESTE AS IGREJAS ATUAIS COM ESTAS VERDADES



Testemunho pessoal:

Este testemunho é um acontecimento real, não foi algo que eu tenha ouvido ou lido e sim um acontecimento que eu guardo em minha mente que passo a relatar...

O nome dela era Vânia moça nova com pouco mais de vinte anos, sincera, desejosa de conhecer a Deus, sempre buscando na espiritualidade motivo para sua vida; ela era minha vizinha, sua casa era encostada da minha; nossa rua era uma rua pequena com doze casas, entre estas casa tinha um sobrado construido ensima de um salão, este salão foi alugado para uma Igreja; (não vou sitar neste texto o nome de igrejas; respeito a todos os membros de todas as religiões, sei que eles estão procurando entrar em comunhão com Deus através de sua denominação, não estou julgando só apresentando um fato ocorrido; como futuramente apresentarei acontecimentos que aconteceram na minha Igreja ), antes desta igreja estabelecer ali, todos os moradores eram católicos, na rua de traz mudou uma família que pertencia a esta igreja, estes novos vizinhos convidaram toda a nossa vila, eu também fui convidado estive la duas ou três vezes, não passando disto, logo depois fui convidado a participar das programações na minha Igreja aonde me encontro até o dia de hoje, mas isto é um testemunho que darei futuramente.
Voltando a Vânia, praticamente todos os parentes dela residiam na mesma rua; Lúcia tia dela começou a congregar na igreja que foi fundada na nossa rua, para não me perder no relato vou chamar esta igreja de Igreja A, não demorou muito toda a família estava congregando na Igreja A, e assim ficou até que a Lúcia discutiu com os lideres da Igreja A, voltar para a Igreja Católica, ela não podia, pois havia aprendido verdades que não podia rejeitar, então ela começou a congregar na Igreja B; como aconteceu anteriormente quase toda a família passou a congregar na igreja B, da família só a Vânia permaneceu como membro da Igreja A, já nesta altura ela ia em qualquer denominaçõ, a única Igreja que nunca foi, que eu saiba foi a minha, não por falta de convites; também passou ouvir rádios evangélicas e programas religiosos na TV.
E assim ficou uma hora numa Igreja outra hora em outra Igreja, e cada vez mais fervorosa, um dia ela compôs um hino e pediu para canta lo no Culto da Igreja A da qual ela era ainda membro, não permitiram, ela ficou revoltada; foi justamente nesta época que ela veio falar comigo, dizendo: João, eu sou batizada na Igreja A, ouço os programas da Igreja C, estou frequentando a Igreja D e minha família é da Igreja B, qual Igreja é a verdadeira, qual delas eu devo frequentar? (você esta rindo achando engraçado, mas a historia é verdadeira e triste) Fiquei pensando e orando em meu pensamento o que eu vou responder para esta moça, poderia ter acrescentado mais uma letra neste alfabeto, mas não, o Espírito Santo me orientou, e eu disse: Vânia vá para tua casa entre no teu quarto e ore a Deus pedindo sabedoria, pegue sua Bíblia e procure nela e você encontrará a verdadeira Igreja de Deus; nunca mais ela me procurou para conversar sobre religião; logo depois deste acontecimento passou uma estrada aonde nos morávamos, todas as casas daquela região foram demolidas, cada vizinho foi para um lado, depois de muitos anos encontrei um parente da Vânia, e perguntei dela, ele me disse: Ela ficou louca anda gritando na rua, dizendo que todos tem demónios e que os demónios a estão perseguindo.................


A LEI DE DUES E A LEI DA IGREJA

A LEI DE DEUS COMPARADA COM A LEI DA IGREJA



Sempre pensamos que não existe diferença entre a Lei de Deus, e a lei da igreja, pois é por intermédio da igreja que obtemos conhecimento da Palavra de Deus; isto é verdade em varias situações; mas se queremos realmente servir a Deus temos de comparar os mandamentos e doutrinas da Igreja com a Palavra de Deus, aqui só vamos examinar a Lei; "qual lei eu sigo, em que caminho estou andando; será que em cofiar somente nos lideres da Igreja é o suficiente...". Estas são duvidas que precisam ser respondidas. Porque Igrejas separadas continuam a defender ensinos contrários a Bíblia; Deus confiou ao homem poder para mudar a Sua Palavra, em que lugar está escrito esta autorização?

A LEI DA IGREJA

Esta é a lei encontrada no catecismo da Igreja Catolica.



Os Dez Mandamentos da Lei de Deus são:

1º Amarás a Deus sobre todas as coisas.
2º Não tomarás o Nome de Deus em vão.
3º Santificarás as festas.
4º Honrarás a teu pai e a tua mãe.
5º Não matarás.
6º Não cometerás atos impuros.
7º Não roubarás.
8º Não dirás falso testemunho nem mentirás.
9º Não consentirás pensamentos nem desejos impuros.
10º Não cobiçarás os bens alheios.

Fonte:
http://www.acidigital.com/catecismo/mandamentos.htm




OS DEZ MANDAMENTOS

1°) AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS
2°) NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO
3°) GUARDAR DOMINGOS E FESTAS DE GUARDA
4°) HONRAR PAI E MÃE
5°) NÃO MATAR
6°) NÃO PECAR CONTRA A CASTIDADE
7°) NÃO ROUBAR
8°) NÃO LEVANTAR FALSO TESTEMUNHO
9°) NÃO DESEJAR A MULHER DO PRÓXIMO
10°) NÃO COBIÇAR AS COISAS ALHEIAS


Fonte:

http://www.npdbrasil.com.br/religiao/Os_Dez_Mandamentos.htm

A LEI DE DEUS

A LEI DE DEUS APRESENTADA NA BÍBLIA SAGRADA



(Êxodo 20:1) - ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
(Êxodo 20:2) - Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
(Êxodo 20:3) - Não terás outros deuses diante de mim.
(Êxodo 20:4) - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
(Êxodo 20:5) - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
(Êxodo 20:6) - E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
(Êxodo 20:7) - Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
(Êxodo 20:8) - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
(Êxodo 20:9) - Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
(Êxodo 20:10) - Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
(Êxodo 20:11) - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
(Êxodo 20:12) - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
(Êxodo 20:13) - Não matarás.
(Êxodo 20:14) - Não adulterarás.
(Êxodo 20:15) - Não furtarás.
(Êxodo 20:16) - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
(Êxodo 20:17) - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.


sexta-feira, 25 de maio de 2007

A LUZ QUE VEM DA CRUZ

" O inigualável amor de Deus por um mundo que O não amou! Este pensamento exerce um poder subjugante sobre a alma e leva cativo o entendimento a vontade de Deus. Quando mais estudamos o carater divino à luz que vem da cruz tanto mais veremos a misericórdia, a ternura e o perdão aliados � equidade e a justiça , e tanto mais claro discerniremos as enumeráveis provas de um amor que é infinito, e de uma eterna compaixão que sobrepuja o amor anelante de uma mãe para com o filho extraviado."