sábado, 23 de junho de 2007

VII – A VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO

VII – A VERDADEIRA IGREJA DE CRISTO

1. O que devo fazer enquanto busco a salvação?

R= Congregar-me em uma igreja.

(Atos 2:47) - Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

(Hebreus 10:25) - Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.

2. Mas em que igreja Cristo espera que eu me congregue?

R= Na igreja onde se pratica toda a verdade.

( João 4:24) - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

(Salmos 145:18) - Perto está o SENHOR de todos os que o invocam, de todos os que o invocam em verdade.

(Salmos 145:19) - Ele cumprirá o desejo dos que o temem; ouvirá o seu clamor, e os salvará.

(Josué 24:14) - Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade; e deitai fora os deuses aos quais serviram vossos pais além do rio e no Egito, e servi ao SENHOR.

3. E quantas das igrejas atuais Cristo reconhece como verdadeira?

R= Uma só.

R.3.1. Cristo disse que há “Um só caminho certo” e “Um só rebanho”.

(Mateus 7:13) - Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

(Mateus 7:14) - E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

(João 10:16) - Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.

R.3.2. São Paulo disse que há “uma só Fé”, e “Um só batismo”.

(Efésios 4:5) - Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo;

R.3.3. Cristo é a cabeça da igreja, e considerando que cada cabeça tem um só corpo, só existe uma igreja verdadeira, que é o corpo de Cristo aqui na terra.

(Efésios 5:23) - Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.

(I Pedro 2:4) - E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,

(I Pedro 2:6) - Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido.

4. A quem Deus compara a igreja na terra?

R= A uma mulher formosa e pura.

(Jeremias 6:2) - À formosa e delicada assemelhei a filha de Sião.

(Apocalipse 12:1) - E VIU-SE um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.

5. Que nome recebe a igreja verdadeira?

R= “Igreja de Deus” e “Coluna da Verdade”.

(I Timóteo 3:15) - Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade.

6. Quem é a pedra fundamental desta igreja?

R= Jesus Cristo.

(Efésios 2:20) - Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;

(Efésios 2:21) - No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.

(Efésios 2:22) - No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.

(I Pedro 2:4) - E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,

(I Pedro 2:6) - Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido.

(I Pedro 2:7) - E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina,

(I Corintios 3:11) - Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.

7. Quais foram as Três áreas de atividades exercidas por Cristo quando esteve aqui na terra?

R= A Pregação, O Ensino e A Cura. Logo então, a igreja de Cristo deve Pregar através dos meios de comunicação, Ensinar através das escolas e Curar através dos Hospitais e da ciência medica, associada ao poder Divino.

8. Segundo Cristo, qual seria a dimensão de Sua igreja aqui na terra?

R= Seria uma igreja mundial e surgiria em cumprimento à profecia Bíblica, e no tempo apontado pela mesma.

(Mateus 24:14) - E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

(Hebreus 12:22) - Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos;

(Hebreus 12:23) - À universal assembleia e igreja dos primogénitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;

(Apocalipse 14:6) - E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo,

(Apocalipse 14:12) - Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

(Apocalipse 20:1) - E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.

(Apocalipse 20:2) - Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.

(Apocalipse 20:3) - E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.

(Apocalipse 20:4) - E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

(Apocalipse 20:5) - Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.

(Apocalipse 20:6) - Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.

(Apocalipse 20:7) - E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,

(Apocalipse 20:8) - E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.

(Apocalipse 20:9) - E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.

(Apocalipse 20:10) - E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.

(Apocalipse 20:11) - E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.

(Apocalipse 20:12) - E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.

(Apocalipse 20:13) - E deu o mar os mortos que nele havia; e a morte e o inferno deram os mortos que neles havia; e foram julgados cada um segundo as suas obras.

(Apocalipse 20:14) - E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte.

(Apocalipse 20:15) - E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

9. Qual a base doutrinária da igreja de Deus?

R= Só a verdade Bíblica e toda verdade nela revelada.

(II Timóteo 3:15) - E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

(II Timóteo 3:16) - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

(II Timóteo 3:17) - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

(II Pedro 1:19) - E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.

(II Pedro 1:20) - Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

(II Pedro 1:21) - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

(Mateus 4:4) - Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

10. Que dois sinais distintos possui o povo de Deus, a fim de que seja reconhecido?

R= Guarda os mandamentos da Lei de Deus e tem a Fé de Jesus.

(Apocalipse 14:12) - Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

11. Porque Deus manda Sua igreja exercer a Fé e guardar a Sua Lei?

R= Porque somos salvos pela fé em Cristo, mas julgados pela Lei.

(Elíseos 2:8) - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.

(Romanos 2:12) - Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.

(Romanos 2:13) - Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.

(Tiago 2:12) - Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.

(Eclesiastes 12:13) - De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.

(Eclesiastes 12:14) - Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.

12. Que outras doutrinas básicas deve crer e pregar a igreja de Deus, a qual é representada por um anjo voando pelo Céu?

R. 12.1. O Evangelho da Salvação em Cristo a todo o mundo.

(Mateus 24:14) - E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

(Apocalipse 14:6) - E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo,

(Atos 4:12) - E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

R. 12.2. O Juízo Divino, presente e vindouro.

(Apocalipse 14:6) - E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo,

(Apocalipse 14:7) - Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

(II Corintios 5:10) - Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.

R. 12.3. A Breve Volta de Cristo em glória e majestade.

(Apocalipse 1:7) - Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.

(João 14:1) - NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

(João 14:2) - Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

(João 14:3) - E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

(II Pedro 3:10) - Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão.

(II Pedro 3:11) - Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade,

(II Pedro 3:12) - Aguardando, e apressando-vos para a vinda do dia de Deus, em que os céus, em fogo se desfarão, e os elementos, ardendo, se fundirão?

(II Pedro 3:13) - Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.

R. 12.4. O batismo por imersão.

(Marcos 16:15) - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.

(Marcos 16:16) - Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

(Efésios 4:4) - Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;

(Efésios 4:5) - Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo;

R. 12.5. Que existe um Santuário no Céu onde Cristo ministra atualmente como Sumo Sacerdote.

(Hebreus 8:1) - ORA, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,

(Hebreus 8:2) - Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.

(Hebreus 8:3) - Porque todo o sumo sacerdote é constituído para oferecer dons e sacrifícios; por isso era necessário que este também tivesse alguma coisa que oferecer.

(Hebreus 8:4) - Ora, se ele estivesse na terra, nem tampouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei,

(Hebreus 8:5) - Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.

(Hebreus 9:11) - Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação,

(Hebreus 9:12) - Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção.

(Hebreus 9:13) - Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,

(Hebreus 9:14) - Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

(Hebreus 9:15) - E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.

(Hebreus 9:16) - Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador.

(Hebreus 9:17) - Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?

(Hebreus 9:18) - Por isso também o primeiro não foi consagrado sem sangue;

(Hebreus 9:19) - Porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissope, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo,

(Hebreus 9:20) - Dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado.

(Hebreus 9:21) - E semelhantemente aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério.

(Hebreus 9:22) - E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão.

(Hebreus 9:23) - De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem; mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes.

(Hebreus 9:24) - Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;

(Hebreus 9:25) - Nem também para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote cada ano entra no santuário com sangue alheio;

(Hebreus 9:26) - De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo.

(Hebreus 9:27) - E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo,

(Hebreus 9:28) - Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação.

R. 12.6. O cuidado pela saúde do corpo como sendo o santuário de Espírito Santo.

(I Corintios 6:19) - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

(I Corintios 6:20) - Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

(I Corintios 3:16) - Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

(I Corintios 3:17) - Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.

R.12.7. Finalmente, a igreja de Deus só deve crer e pregar aquilo que Cristo praticou e ensinou. Cristo disse que são pelos seus frutos ou obras e ensinos que se conhece a verdadeira igreja.

(João 13:15) - Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.

(Mateus 28:19) - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

(Mateus 28:20) - Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.

(Gálatas 1:8) - Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

(Gálatas 1:9) - Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

(Gálatas 1:10) - Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? Ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.

(Gálatas 1:11) - Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.

(Gálatas 1:12) - Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.

(II João 1:10) - Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.

(Mateus 7:15) - Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.

(Mateus 7:16) - Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?

(Mateus 7:17) - Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.

(Mateus 7:18) - Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.

(Mateus 7:19) - Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.

(Mateus 7:20) - Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

(Mateus 7:21) - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

(Mateus 7:22) - Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?

(Mateus 7:23) - E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.

(Mateus 7:24) - Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;

(Mateus 7:25) - E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.

(Mateus 7:26) - E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;

(Mateus 7:27) - E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.

(Mateus 7:28) - E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;

(Mateus 7:29) - Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.

13. O que Cristo fez com os Dez Mandamentos?

R= Cristo guardou os dez mandamentos e nos ordenou guardá-los.

(João 15:10) - Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

(Mateus 19:17) - E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.

(Mateus 5:19) - Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.

14. Que dia Cristo guardou quando esteve aqui?

R= Cristo guardou o Sábado, e neste dia Ele ia à igreja para adorar o Pai.

(Lucas 4:16) - E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.

(Lucas 13:10) - E ensinava no sábado, numa das sinagogas.

(Marcos 1:21) - Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava.

15. O Que diz a Bíblia de Cristo?

R= Diz que “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente”.

(Hebreus 13:8) - Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente.

16. O que devo fazer para estar em Cristo e na sua verdade?

R= Devo guardar os Seus mandamentos ou procurar fazer o mesmo que Cristo fez.

(I João 3:24) - E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado.

(I Pedro 2:21) - Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.

(I João 2:6) - Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou.

17. Quando é que Cristo não pode aceitar a minha adoração e oração?

R= Quando deixo de lado o que Ele pede, e sigo doutrinas e tradições humanas.

(Mateus 15:3) - Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus pela vossa tradição?

(Mateus 15:9) - Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.

(Provérbios 28:9) - O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável.

18. Então, qual é o único e verdadeiro Evangelho que devemos aceitar e praticar?

R= Só o Evangelho que Cristo ensinou e praticou.

(Gálatas 1:8) - Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

(Gálatas 1:9) - Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.

(Gálatas 1:10) - Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.

(Gálatas 1:11) - Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.

(Gálatas 1:12) - Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.

(Colossenses 2:8) - Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;

(II João 1:9) - Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus. Quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto ao Pai como ao Filho.

(II João 1:10) - Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tampouco o saudeis.

19. Quie quatro coisas S. João ainda revela da verdadeira igreja?

R. 19.1. Que o diabo está irado contra ela, porque guarda os mandamentos.

(Apocalipse 12:17) - E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.

R. 19.2. Que a verdadeira igreja é formada por um grupo pequeno ou um restante de fiéis a Deus.

(Apocalipse 12:17) - E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.

R. 19.3. Que a igreja de Cristo possui o Dom Especial de Profecia.

(Apocalipse 12:17) - E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.

(Apocalipse 19:10) - E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.

R. 19.4. Que a igreja de Cristo Triunfará mesmo sendo pequena.

(Apocalipse 6:2) - E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.

20. Por que são poucos os que seguem o caminho verdadeiro?

R= Porque Cristo Disse que o caminhjo verdadeiro é mais estreito ou difícil de segui-lo, porem, é o único caminho que conduz à salvação.

(Mateus 7:13) - Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

(Mateus 7:14) - E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

21. Qual o pedido de Cristo aos sinceros?

R= Que saiam da confusão religiosa deste mundo para não sofrerem a punição divina, e para que haja um só rebanho e um só pastor.

(Apocalipse 18:4) - E ouvi outra voz do céu, que dizia: Sai dela, povo meu, para que não sejas participante dos seus pecados, e para que não incorras nas suas pragas.

(João 17:15) - Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.

(João 17:16) - Não são do mundo, como eu do mundo não sou.

(João 17:17) - Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.

(João 17:18) - Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.

(João 17:19) - E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.

(João 17:20) - E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;

(João 17:21) - Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

(João 17:22) - E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.

(João 17:23) - Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.

(João 17:24) - Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.

(João 17:25) - Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.

(João 17:26) - E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.

22. Qual a pergunta que Deus não pode responder por mim?

R= O que farei do caminho verdadeiro que agora conheço?

23. Qual é o conselho Divino?

R= “Este ó o caminho, andai por ele”. Cristo não quer que alguns se percam, mas sim, que todos se arrependam.

(Isaías 30:21) - E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda.

(II Pedro 3:9) - O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.

24. De onde vem à força para trilhar este caminho da verdade?

R= De Jesus Cristo.

(Mateus 11:28) - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.

(Mateus 11:29) - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.

(Mateus 11:30) - Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.

O salmista Davi foi perseguido por ensinos mentirosos, mas com a ajuda de Deus, ele conseguiu andar na verdade da salvação.

(Salmos 119:86) - Todos os teus mandamentos são verdade. Com mentiras me perseguem; ajuda-me.

(Salmos 26:3) - Porque a tua benignidade está diante dos meus olhos; e tenho andado na tua verdade.

25. E agora, que dupla resposta Cristo espera de mim?

R= Andarei na Tua Verdade; escolhi o Caminho da Verdade.

(Salmos 86:11) - Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome.

(Salmos 119:30) - Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos.

26. E qual é o último lembrete Divino?

R= Agora é o tempo, pois amanha poderá ser muito tarde.

(II Corintios 6:2) - (Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação; Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação).

(Mateus 16:26) - Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?

(I Corintios 2:9) - Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.

(João 14:1) - NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

(João 14:2) - Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

(João 14:3) - E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

(Mateus 25:34) - Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

Um comentário:

creu disse...

gostaria de falar com vc ou senhor, online.orkut;joyce_kna@yahoo.com.br
sou de fortaleza-ce.creio na guarda dos mandamentos e em toda a verdade da biblia.sou batizada nas aguas com imensao no nome de jesus,por um pastor que foi revelada toda a verdade.