IV - O VERDADEIRO DIA DE GUARDA INSTITUÍDO POR DEUS
1. Quantos do mandamentos da Lei de Deus são verdade?
R= Os Dez
(Salmos 119:86) - Todos os teus mandamentos são verdade. Com mentiras me perseguem; ajuda-me.
(Salmos 119:151) - Tu estás perto, ó SENHOR, e todos os teus mandamentos são a verdade.
2. Que dia o 4º mandamento da Lei ordena guardar?
R= O Sábado do Senhor
(Êxodo 20:1) ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
(Êxodo 20:2) - Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
1º- (Êxodo 20:3) - Não terás outros deuses diante de mim.
2º- (Êxodo 20:4) - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
(Êxodo 20:5) - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
(Êxodo 20:6) - E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
3º- (Êxodo 20:7) - Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
4º- (Êxodo 20:8) - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
(Êxodo 20:9) - Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
(Êxodo 20:10) - Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
(Êxodo 20:11) - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
5º- (Êxodo 20:12) - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
6º- (Êxodo 20:13) - Não matarás.
7º- (Êxodo 20:14) - Não adulterarás.
8º- (Êxodo 20:15) - Não furtarás.
9º- (Êxodo 20:16) - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10º- (Êxodo 20:17) - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
3. Quando e para que Deus fez o Sábado?
R= Após criar o mundo, para comemorar Sua Criação. Quando Cristo deu Sua Lei no Monte Sinai, apenas disse : "Lembra-te do dia do Sábado" e isto é mais uma prova que o Sábado e a Lei já existiam e eram guardados pelos fieis, antes de serem dados no Sinai.
(Gênesis 2:2) - E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
(Gênesis 2:3) - E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.
(Êxodo 16:23) - E ele disse-lhes: Isto é o que o SENHOR tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã.
(Êxodo 16:24) - E guardaram-no até o dia seguinte, como Moisés tinha ordenado; e não cheirou mal nem nele houve algum bicho.
(Êxodo 16:25) - Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do SENHOR; hoje não o achareis no campo.
(Êxodo 16:26) - Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.
(Êxodo 16:27) - E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam.
(Êxodo 16:28) - Então disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?
(Êxodo 16:29) - Vede, porquanto o SENHOR vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.
(Gênesis 26:5) - Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.
4. Que três coisas Deus fez com o Sábado?
R= 1º Descansou no Sábado, 2º Abençoou-o, 3º Santificou-o para Si.
(Gênesis 2:3) - E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.
5. Para quem foi feito o Sábado?
R= Para o homem ou toda a humanidade. Quando o Sábado foi criado não existia nenhum judeu.
(Marcos 2:27) - E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
(Isaías 56:2) - Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal.
(Isaías 56:3) - E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao SENHOR, dizendo: Certamente o SENHOR me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca.
(Isaías 56:4) - Porque assim diz o SENHOR a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança:
(Isaías 56:5) - Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.
(Isaías 56:6) - E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao SENHOR, para o servirem, e para amarem o nome do SENHOR, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança,
6. De que o Sábado é um sinal?
R= É um Sinal de Deus e Seu povo.
(Ezequiel 20:12) - E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.
(Ezequiel 20:13) - Mas a casa de Israel se rebelou contra mim no deserto, não andando nos meus estatutos, e rejeitando os meus juízos, os quais, cumprindo-os, o homem viverá por eles; e profanaram grandemente os meus sábados; e eu disse que derramaria sobre eles o meu furor no deserto, para os consumir.
(Ezequiel 20:14) - O que fiz, porém, foi por amor do meu nome, para que não fosse profanado diante dos olhos dos gentios perante a vista dos quais os fiz sair.
(Ezequiel 20:15) - E, contudo, eu levantei a minha mão para eles no deserto, para não os deixar entrar na terra que lhes tinha dado, a qual mana leite e mel, e é a glória de todas as terras;
(Ezequiel 20:16) - Porque rejeitaram os meus juízos, e não andaram nos meus estatutos, e profanaram os meus sábados; porque o seu coração andava após os seus ídolos.
(Ezequiel 20:17) - Não obstante o meu olho lhes perdoou, e eu não os destruí nem os consumi no deserto.
(Ezequiel 20:18) - Mas disse eu a seus filhos no deserto: Não andeis nos estatutos de vossos pais, nem guardeis os seus juízos, nem vos contamineis com os seus ídolos.
(Ezequiel 20:19) - Eu sou o SENHOR vosso Deus; andai nos meus estatutos, e guardai os meus juízos, e executai-os.
(Ezequiel 20:20) - E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR vosso Deus.
7. Que dia Cristo guardou?
R= O Sábado.
(Marcos 1:21) - Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava.
(Lucas 4:16) - E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.
(Lucas 4:31) - E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava nos sábados.
(Lucas 13:10) - E ensinava no sábado, numa das sinagogas.
8. O que Cristo nunca disse aos judeus?
R= Ele nunca disse aos judeus que o Sábado não devia ser guardado.
9. Então o que foi que Cristo combateu nos judeus?
R= Cristo combateu as 39 regras ou tradições humanas sobre o Sábado, criadas pelos judeus.
""O modo como a tradição judaica encarava o sábado também era um exemplo desta distorção das formas e funções veterotestamentárias. O sábado deveria servir para descanso e meditação, mas acabou sendo transformado em um pesadelo de regulamentos e listas "pode e não-pode".
O que Jesus e os discípulos estavam fazendo em Marcos 2.23 seria perfeitamente lícito aos olhos dos fariseus se não fosse realizado no sábado (Deuteronômio 23.25). A Tradição Oral determinava minuciosamente o que podia e não podia ser feito aos sábados. Havia até uma lista de 39 verbos (trabalhos) que não podiam ser feitos naquele dia. Quatro destes verbos (colher, debulhar, limpar e preparar) eram descrições do que os discípulos estava fazendo ao comer.
Jesus combateu a tradição judaica muitas vezes, especialmente as tradições com respeito ao sétimo dia. Há uma grande quantidade de situações onde Jesus entrou em choque com os judeus nesta questão (Marcos 3.1-6; Lucas 13.10-17; 14.1-6; João 5.1-9,16-17; 7.22; 9.1-14). A seita dos chamadosessênios , por exemplo, proibia claramente que um homem tirasse de uma cisterna ou fosso um animal que ali tivesse caído (Documento de Damasco, 11.13-14). Jesus, e até mesmo a maioria dos judeus, achava isto um absurdo (Mateus 12.11; Lucas 14.5, também 13.15).
A própria ordem da criação indica que o homem era o alvo do benefício do repouso sabático. Contudo, o modo rabínico de interpretar o Velho Pacto afastava o mandamento das intenções originais de Deus. O sábado, que era para ser um dom, um presente e um dia derefrigério , acabou sendo um dia de castigo, de opressão e de tensão devido à grande carga de mandamentos associados com ele e dos inúmeros preceitos reguladores. Esqueceram a função do sábado e ficaram apenas com a sua forma externa."" http://www.hermeneutica.com/estudos/sabado.html
(Marcos 7:2) - E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam.
(Marcos 7:3) - Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes;
(Marcos 7:8) - Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.
10. O que foi que Cristo não fez
R= Cristo nunca tentou abolir o Sábado. Ele simplesmente como Senhor ou Dono do Sábado, reservou só para Si o direito em decidir o que era ou não proibido fazer no Sábado. Portanto, a questão com os judeus não era quanto ao dia (Se era ou não de guarda, pois Cristo guardava o Sábado) mas sim, quanto á maneira de guardar o dia de Sábado.
11. E o que Cristo permitiu fazer no Sábado?
R= Cristo permitiu curar ou fazer o bem no "Seu Dia" e até apanhar frutas para saciar a fome, coisas essas proibidas pelos judeus, e tal ponto que até diziam que Cristo deveria ser condenado porque curou no dia de Sábado.
(Mateus 12:1) - NAQUELE tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer.
(Mateus 12:2) - E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado.
(Mateus 12:3) - Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam?
(Mateus 12:4) - Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes?
(Mateus 12:5) - Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?
(Mateus 12:6) - Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo.
(Mateus 12:7) - Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.
(Mateus 12:8) - Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.
(Mateus 12:9) - E, partindo dali, chegou à sinagoga deles.
(Mateus 12:10) - E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados?
(Mateus 12:11) - E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará?
(Mateus 12:12) - Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados.
(Mateus 12:13) - Então disse àquele homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e ficou sã como a outra.
(Mateus 12:14) - E os fariseus, tendo saído, formaram conselho contra ele, para o matarem.
12. Que dia a Virgem Maria guardou após a morte de Cristo?
R= Guardou o Sábado.
(Lucas 23:56) - E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.
13. Que dia os cristãos continuaram guardando?
R= O Sábado
(Atos 13:27) - Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se lêem todos os sábados.(Atos 15:21) - Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.
14. Que dia guardavam os apóstolos após Cristo ter ido para o céu?
R= O Sábado.
(Atos 13:13) - E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.
(Atos 13:14) - E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se;
(Atos 13:42) - E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas.
(Atos 13:44) - E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.
(Atos 16:12) - E dali para Filipos, que é a primeira cidade desta parte da Macedônia, e é uma colônia; e estivemos alguns dias nesta cidade.
(Atos 16:13) - E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.
(Atos 18:4) - E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.
(Atos 18:11) - E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.
15. Que afirmação fez Paulo mais tarde comprovando que ele continuou guardando o Sábado?
R= São Paulo disse que guardava e cria em tudo o que estava escrito na Lei e nos profetas do Velho testamento . E recomendava o Velho Testamento a todos, como a PALAVRA DE DEUS.
(Atos 24:14) - Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.
(Atos 20:32) - Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificado
16. Que dia quer Jesus que sempre seja guardado?
R= O Sábado. A destruição de Jerusalém Foi no ano 70 ou seja, 40 anos após a ressurreição de Cristo.
(Mateus 24:20) - E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
17. Que dia os salvos guardarão no céu?
R= Guardarão o Sábado.
(Isaías 66:22) - Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.
(Isaías 66:23) - E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.
18. Por que o Sábado sempre será o dia de guarda instituído por Deus?
R= Porque o que DEUS ABENÇOOU, permanece para sempre abençoado, e Deus não altera o que saiu dos Seus lábios.
(I Crônicas 17:27) - Agora, pois, foste servido abençoar a casa de teu servo, para que permaneça para sempre diante de ti: porque tu, SENHOR, a abençoaste, e ficará abençoada para sempre.
(Salmos 89:34) - Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios.
19. E caso eu guarde só os nove mandamentos, menos o Sábado?
R= Serei considerado transgressor e culpado de todos os dez.
(Tiago 2:10) - Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
20. Porque tenho que fazer tudo o que Deus manda?
R= Porque Deus não me salvará caso eu despreze conscientemente seu menor pedido.
(Mateus 5:19) - Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
R. 20.1 Adão e Eva foram expulsos do paraíso, só por terem transgredido o décimo mandamento.
(Êxodo 20:17) - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
(Gênesis 3:3) - Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
(Gênesis 3:23) - O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
R.20.2Outros mais foram destruídos por Deus só por terem dado pouco valor aos Seus pequenos pedidos.
(Gênesis 19:17) - E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.
(Gênesis 19:26) - E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.
(Levítico 10:1) - E OS filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara.
(Levítico 10:2) - Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR.
(Números 4:15) - Havendo, pois, Arão e seus filhos, ao partir do arraial, acabado de cobrir o santuário, e todos os instrumentos do santuário, então os filhos de Coate virão para levá-lo; mas no santuário não tocarão para que não morram; este é o cargo dos filhos de Coate na tenda da congregação.
(Números 4:16) - Porém o cargo de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, será o azeite da luminária e o incenso aromático, e a contínua oferta dos alimentos, e o azeite da unção, o cargo de todo o tabernáculo, e de tudo que nele há, o santuário e os seus utensílios.
(Números 4:17) - E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo:
(Números 4:18) - Não deixareis extirpar a tribo das famílias dos coatitas do meio dos levitas.
(Números 4:19) - Mas isto lhes fareis, para que vivam e não morram, quando se aproximarem das coisas santíssimas: Arão e seus filhos virão, e a cada um colocarão no seu ministério e no seu cargo,
(Números 4:20) - Porém não entrarão a ver, quando cobrirem o santuário, para que não morram.
(II Samuel 6:6) - E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender.
(II Samuel 6:7) - Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.
R.20.3 Deus permitiu que o Templo de Salomão fosse destruido e o povo fosse levado cativo pelo inimigoporque eles recusaram guardar o Sábado.
(Jeremias 17:21) - Assim diz o SENHOR: Guardai as vossas almas, e não tragais cargas no dia de sábado, nem as introduzais pelas portas de Jerusalém;
(Jeremias 17:22) - Nem tireis cargas de vossas casas no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes santificai o dia de sábado, como eu ordenei a vossos pais.
(Jeremias 17:23) - Mas não escutaram, nem inclinaram os seus ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, para não ouvirem, e para não receberem correção.
(Jeremias 17:24) - Mas se vós diligentemente me ouvirdes, diz o SENHOR, não introduzindo cargas pelas portas desta cidade no dia de sábado, e santificardes o dia de sábado, não fazendo nele obra alguma,
(Jeremias 17:25) - Então entrarão pelas portas desta cidade reis e príncipes, que se assentem sobre o trono de Davi, andando em carros e em cavalos; e eles e seus príncipes, os homens de Judá, e os moradores de Jerusalém; e esta cidade será habitada para sempre.
(Jeremias 17:26) - E virão das cidades de Judá, e dos arredores de Jerusalém, e da terra de Benjamim, e das planícies, e das montanhas, e do sul, trazendo holocaustos, e sacrifícios, e ofertas de alimentos, e incenso, trazendo também sacrifícios de louvores à casa do SENHOR.
(Jeremias 17:27) - Mas, se não me ouvirdes, para santificardes o dia de sábado, e para não trazerdes carga alguma, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém, e não se apagará.
(II Crônicas 36:17) - Porque fez subir contra eles o rei dos caldeus, o qual matou os seus jovens à espada, na casa do seu santuário, e não teve piedade nem dos jovens, nem das donzelas, nem dos velhos, nem dos decrépitos; a todos entregou na sua mão.
(II Crônicas 36:18) - E todos os vasos da casa de Deus, grandes e pequenos, os tesouros da casa do SENHOR, e os tesouros do rei e dos seus príncipes, tudo levou para Babilônia.
(II Crônicas 36:19) - E queimaram a casa de Deus, e derrubaram os muros de Jerusalém, e todos os seus palácios queimaram a fogo, destruindo também todos os seus preciosos vasos.
(II Crônicas 36:20) - E os que escaparam da espada levou para Babilônia; e fizeram-se servos dele e de seus filhos, até ao tempo do reino da Pérsia.
(II Crônicas 36:21) - Para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da assolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram.
(Neemias 13:17) - E contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado?
(Neemias 13:18) - Porventura não fizeram vossos pais assim, e não trouxe o nosso Deus todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda mais acrescentais o ardor de sua ira sobre Israel, profanando o sábado.
21. E que recompensa terei em guadar o Sábado?
R= Deus me dará uma bençãoespecial.
(Isaías 56:2) - Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal.
(Isaías 56:3) - E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao SENHOR, dizendo: Certamente o SENHOR me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca.
(Isaías 56:4) - Porque assim diz o SENHOR a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança:
(Isaías 56:5) - Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.
(Isaías 58:13) - Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,
(Isaías 58:14) - Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.
22. Em que horario deverei guardar o Sábado?
R= Do por do sol de sexta ao por do sol de Sábado.
(Levítico 23:32) - Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.
(Marcos 1:32) - E, tendo chegado a tarde, quando já se estava pondo o sol, trouxeram-lhe todos os que se achavam enfermos, e os endemoninhados.
23. Qual a pergunta que Deus não pode responder por mim?
R= O que farei do verdadeiro dia de guarda que agora conheço?
1. Quantos do mandamentos da Lei de Deus são verdade?
R= Os Dez
(Salmos 119:86) - Todos os teus mandamentos são verdade. Com mentiras me perseguem; ajuda-me.
(Salmos 119:151) - Tu estás perto, ó SENHOR, e todos os teus mandamentos são a verdade.
2. Que dia o 4º mandamento da Lei ordena guardar?
R= O Sábado do Senhor
(Êxodo 20:1) ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
(Êxodo 20:2) - Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
1º- (Êxodo 20:3) - Não terás outros deuses diante de mim.
2º- (Êxodo 20:4) - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
(Êxodo 20:5) - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
(Êxodo 20:6) - E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
3º- (Êxodo 20:7) - Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
4º- (Êxodo 20:8) - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
(Êxodo 20:9) - Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
(Êxodo 20:10) - Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
(Êxodo 20:11) - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
5º- (Êxodo 20:12) - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
6º- (Êxodo 20:13) - Não matarás.
7º- (Êxodo 20:14) - Não adulterarás.
8º- (Êxodo 20:15) - Não furtarás.
9º- (Êxodo 20:16) - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
10º- (Êxodo 20:17) - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
3. Quando e para que Deus fez o Sábado?
R= Após criar o mundo, para comemorar Sua Criação. Quando Cristo deu Sua Lei no Monte Sinai, apenas disse : "Lembra-te do dia do Sábado" e isto é mais uma prova que o Sábado e a Lei já existiam e eram guardados pelos fieis, antes de serem dados no Sinai.
(Gênesis 2:2) - E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
(Gênesis 2:3) - E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.
(Êxodo 16:23) - E ele disse-lhes: Isto é o que o SENHOR tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do SENHOR; o que quiserdes cozer no forno, cozei-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, guardai para vós até amanhã.
(Êxodo 16:24) - E guardaram-no até o dia seguinte, como Moisés tinha ordenado; e não cheirou mal nem nele houve algum bicho.
(Êxodo 16:25) - Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do SENHOR; hoje não o achareis no campo.
(Êxodo 16:26) - Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.
(Êxodo 16:27) - E aconteceu ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam.
(Êxodo 16:28) - Então disse o SENHOR a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?
(Êxodo 16:29) - Vede, porquanto o SENHOR vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.
(Gênesis 26:5) - Porquanto Abraão obedeceu à minha voz, e guardou o meu mandado, os meus preceitos, os meus estatutos, e as minhas leis.
4. Que três coisas Deus fez com o Sábado?
R= 1º Descansou no Sábado, 2º Abençoou-o, 3º Santificou-o para Si.
(Gênesis 2:3) - E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.
5. Para quem foi feito o Sábado?
R= Para o homem ou toda a humanidade. Quando o Sábado foi criado não existia nenhum judeu.
(Marcos 2:27) - E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
(Isaías 56:2) - Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal.
(Isaías 56:3) - E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao SENHOR, dizendo: Certamente o SENHOR me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca.
(Isaías 56:4) - Porque assim diz o SENHOR a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança:
(Isaías 56:5) - Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.
(Isaías 56:6) - E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao SENHOR, para o servirem, e para amarem o nome do SENHOR, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança,
6. De que o Sábado é um sinal?
R= É um Sinal de Deus e Seu povo.
(Ezequiel 20:12) - E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica.
(Ezequiel 20:13) - Mas a casa de Israel se rebelou contra mim no deserto, não andando nos meus estatutos, e rejeitando os meus juízos, os quais, cumprindo-os, o homem viverá por eles; e profanaram grandemente os meus sábados; e eu disse que derramaria sobre eles o meu furor no deserto, para os consumir.
(Ezequiel 20:14) - O que fiz, porém, foi por amor do meu nome, para que não fosse profanado diante dos olhos dos gentios perante a vista dos quais os fiz sair.
(Ezequiel 20:15) - E, contudo, eu levantei a minha mão para eles no deserto, para não os deixar entrar na terra que lhes tinha dado, a qual mana leite e mel, e é a glória de todas as terras;
(Ezequiel 20:16) - Porque rejeitaram os meus juízos, e não andaram nos meus estatutos, e profanaram os meus sábados; porque o seu coração andava após os seus ídolos.
(Ezequiel 20:17) - Não obstante o meu olho lhes perdoou, e eu não os destruí nem os consumi no deserto.
(Ezequiel 20:18) - Mas disse eu a seus filhos no deserto: Não andeis nos estatutos de vossos pais, nem guardeis os seus juízos, nem vos contamineis com os seus ídolos.
(Ezequiel 20:19) - Eu sou o SENHOR vosso Deus; andai nos meus estatutos, e guardai os meus juízos, e executai-os.
(Ezequiel 20:20) - E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o SENHOR vosso Deus.
7. Que dia Cristo guardou?
R= O Sábado.
(Marcos 1:21) - Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava.
(Lucas 4:16) - E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.
(Lucas 4:31) - E desceu a Cafarnaum, cidade da Galiléia, e os ensinava nos sábados.
(Lucas 13:10) - E ensinava no sábado, numa das sinagogas.
8. O que Cristo nunca disse aos judeus?
R= Ele nunca disse aos judeus que o Sábado não devia ser guardado.
9. Então o que foi que Cristo combateu nos judeus?
R= Cristo combateu as 39 regras ou tradições humanas sobre o Sábado, criadas pelos judeus.
""O modo como a tradição judaica encarava o sábado também era um exemplo desta distorção das formas e funções veterotestamentárias. O sábado deveria servir para descanso e meditação, mas acabou sendo transformado em um pesadelo de regulamentos e listas "pode e não-pode".
O que Jesus e os discípulos estavam fazendo em Marcos 2.23 seria perfeitamente lícito aos olhos dos fariseus se não fosse realizado no sábado (Deuteronômio 23.25). A Tradição Oral determinava minuciosamente o que podia e não podia ser feito aos sábados. Havia até uma lista de 39 verbos (trabalhos) que não podiam ser feitos naquele dia. Quatro destes verbos (colher, debulhar, limpar e preparar) eram descrições do que os discípulos estava fazendo ao comer.
Jesus combateu a tradição judaica muitas vezes, especialmente as tradições com respeito ao sétimo dia. Há uma grande quantidade de situações onde Jesus entrou em choque com os judeus nesta questão (Marcos 3.1-6; Lucas 13.10-17; 14.1-6; João 5.1-9,16-17; 7.22; 9.1-14). A seita dos chamadosessênios , por exemplo, proibia claramente que um homem tirasse de uma cisterna ou fosso um animal que ali tivesse caído (Documento de Damasco, 11.13-14). Jesus, e até mesmo a maioria dos judeus, achava isto um absurdo (Mateus 12.11; Lucas 14.5, também 13.15).
A própria ordem da criação indica que o homem era o alvo do benefício do repouso sabático. Contudo, o modo rabínico de interpretar o Velho Pacto afastava o mandamento das intenções originais de Deus. O sábado, que era para ser um dom, um presente e um dia derefrigério , acabou sendo um dia de castigo, de opressão e de tensão devido à grande carga de mandamentos associados com ele e dos inúmeros preceitos reguladores. Esqueceram a função do sábado e ficaram apenas com a sua forma externa."" http://www.hermeneutica.com/estudos/sabado.html
(Marcos 7:2) - E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam.
(Marcos 7:3) - Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes;
(Marcos 7:8) - Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.
10. O que foi que Cristo não fez
R= Cristo nunca tentou abolir o Sábado. Ele simplesmente como Senhor ou Dono do Sábado, reservou só para Si o direito em decidir o que era ou não proibido fazer no Sábado. Portanto, a questão com os judeus não era quanto ao dia (Se era ou não de guarda, pois Cristo guardava o Sábado) mas sim, quanto á maneira de guardar o dia de Sábado.
11. E o que Cristo permitiu fazer no Sábado?
R= Cristo permitiu curar ou fazer o bem no "Seu Dia" e até apanhar frutas para saciar a fome, coisas essas proibidas pelos judeus, e tal ponto que até diziam que Cristo deveria ser condenado porque curou no dia de Sábado.
(Mateus 12:1) - NAQUELE tempo passou Jesus pelas searas, em um sábado; e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas, e a comer.
(Mateus 12:2) - E os fariseus, vendo isto, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado.
(Mateus 12:3) - Ele, porém, lhes disse: Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam?
(Mateus 12:4) - Como entrou na casa de Deus, e comeu os pães da proposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes?
(Mateus 12:5) - Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?
(Mateus 12:6) - Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo.
(Mateus 12:7) - Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.
(Mateus 12:8) - Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.
(Mateus 12:9) - E, partindo dali, chegou à sinagoga deles.
(Mateus 12:10) - E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados?
(Mateus 12:11) - E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará?
(Mateus 12:12) - Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados.
(Mateus 12:13) - Então disse àquele homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e ficou sã como a outra.
(Mateus 12:14) - E os fariseus, tendo saído, formaram conselho contra ele, para o matarem.
12. Que dia a Virgem Maria guardou após a morte de Cristo?
R= Guardou o Sábado.
(Lucas 23:56) - E, voltando elas, prepararam especiarias e ungüentos; e no sábado repousaram, conforme o mandamento.
13. Que dia os cristãos continuaram guardando?
R= O Sábado
(Atos 13:27) - Por não terem conhecido a este, os que habitavam em Jerusalém, e os seus príncipes, condenaram-no, cumprindo assim as vozes dos profetas que se lêem todos os sábados.(Atos 15:21) - Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.
14. Que dia guardavam os apóstolos após Cristo ter ido para o céu?
R= O Sábado.
(Atos 13:13) - E, partindo de Pafos, Paulo e os que estavam com ele chegaram a Perge, da Panfília. Mas João, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.
(Atos 13:14) - E eles, saindo de Perge, chegaram a Antioquia, da Pisídia, e, entrando na sinagoga, num dia de sábado, assentaram-se;
(Atos 13:42) - E, saídos os judeus da sinagoga, os gentios rogaram que no sábado seguinte lhes fossem ditas as mesmas coisas.
(Atos 13:44) - E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.
(Atos 16:12) - E dali para Filipos, que é a primeira cidade desta parte da Macedônia, e é uma colônia; e estivemos alguns dias nesta cidade.
(Atos 16:13) - E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.
(Atos 18:4) - E todos os sábados disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos.
(Atos 18:11) - E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.
15. Que afirmação fez Paulo mais tarde comprovando que ele continuou guardando o Sábado?
R= São Paulo disse que guardava e cria em tudo o que estava escrito na Lei e nos profetas do Velho testamento . E recomendava o Velho Testamento a todos, como a PALAVRA DE DEUS.
(Atos 24:14) - Mas confesso-te isto que, conforme aquele caminho que chamam seita, assim sirvo ao Deus de nossos pais, crendo tudo quanto está escrito na lei e nos profetas.
(Atos 20:32) - Agora, pois, irmãos, encomendo-vos a Deus e à palavra da sua graça; a ele que é poderoso para vos edificar e dar herança entre todos os santificado
16. Que dia quer Jesus que sempre seja guardado?
R= O Sábado. A destruição de Jerusalém Foi no ano 70 ou seja, 40 anos após a ressurreição de Cristo.
(Mateus 24:20) - E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado;
17. Que dia os salvos guardarão no céu?
R= Guardarão o Sábado.
(Isaías 66:22) - Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o SENHOR, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome.
(Isaías 66:23) - E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o SENHOR.
18. Por que o Sábado sempre será o dia de guarda instituído por Deus?
R= Porque o que DEUS ABENÇOOU, permanece para sempre abençoado, e Deus não altera o que saiu dos Seus lábios.
(I Crônicas 17:27) - Agora, pois, foste servido abençoar a casa de teu servo, para que permaneça para sempre diante de ti: porque tu, SENHOR, a abençoaste, e ficará abençoada para sempre.
(Salmos 89:34) - Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios.
19. E caso eu guarde só os nove mandamentos, menos o Sábado?
R= Serei considerado transgressor e culpado de todos os dez.
(Tiago 2:10) - Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.
20. Porque tenho que fazer tudo o que Deus manda?
R= Porque Deus não me salvará caso eu despreze conscientemente seu menor pedido.
(Mateus 5:19) - Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.
R. 20.1 Adão e Eva foram expulsos do paraíso, só por terem transgredido o décimo mandamento.
(Êxodo 20:17) - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
(Gênesis 3:3) - Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.
(Gênesis 3:23) - O SENHOR Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado.
R.20.2Outros mais foram destruídos por Deus só por terem dado pouco valor aos Seus pequenos pedidos.
(Gênesis 19:17) - E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.
(Gênesis 19:26) - E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.
(Levítico 10:1) - E OS filhos de Arão, Nadabe e Abiú, tomaram cada um o seu incensário e puseram neles fogo, e colocaram incenso sobre ele, e ofereceram fogo estranho perante o SENHOR, o que não lhes ordenara.
(Levítico 10:2) - Então saiu fogo de diante do SENHOR e os consumiu; e morreram perante o SENHOR.
(Números 4:15) - Havendo, pois, Arão e seus filhos, ao partir do arraial, acabado de cobrir o santuário, e todos os instrumentos do santuário, então os filhos de Coate virão para levá-lo; mas no santuário não tocarão para que não morram; este é o cargo dos filhos de Coate na tenda da congregação.
(Números 4:16) - Porém o cargo de Eleazar, filho de Arão, o sacerdote, será o azeite da luminária e o incenso aromático, e a contínua oferta dos alimentos, e o azeite da unção, o cargo de todo o tabernáculo, e de tudo que nele há, o santuário e os seus utensílios.
(Números 4:17) - E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo:
(Números 4:18) - Não deixareis extirpar a tribo das famílias dos coatitas do meio dos levitas.
(Números 4:19) - Mas isto lhes fareis, para que vivam e não morram, quando se aproximarem das coisas santíssimas: Arão e seus filhos virão, e a cada um colocarão no seu ministério e no seu cargo,
(Números 4:20) - Porém não entrarão a ver, quando cobrirem o santuário, para que não morram.
(II Samuel 6:6) - E, chegando à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus, e pegou nela; porque os bois a deixavam pender.
(II Samuel 6:7) - Então a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta imprudência; e morreu ali junto à arca de Deus.
R.20.3 Deus permitiu que o Templo de Salomão fosse destruido e o povo fosse levado cativo pelo inimigoporque eles recusaram guardar o Sábado.
(Jeremias 17:21) - Assim diz o SENHOR: Guardai as vossas almas, e não tragais cargas no dia de sábado, nem as introduzais pelas portas de Jerusalém;
(Jeremias 17:22) - Nem tireis cargas de vossas casas no dia de sábado, nem façais obra alguma; antes santificai o dia de sábado, como eu ordenei a vossos pais.
(Jeremias 17:23) - Mas não escutaram, nem inclinaram os seus ouvidos; antes endureceram a sua cerviz, para não ouvirem, e para não receberem correção.
(Jeremias 17:24) - Mas se vós diligentemente me ouvirdes, diz o SENHOR, não introduzindo cargas pelas portas desta cidade no dia de sábado, e santificardes o dia de sábado, não fazendo nele obra alguma,
(Jeremias 17:25) - Então entrarão pelas portas desta cidade reis e príncipes, que se assentem sobre o trono de Davi, andando em carros e em cavalos; e eles e seus príncipes, os homens de Judá, e os moradores de Jerusalém; e esta cidade será habitada para sempre.
(Jeremias 17:26) - E virão das cidades de Judá, e dos arredores de Jerusalém, e da terra de Benjamim, e das planícies, e das montanhas, e do sul, trazendo holocaustos, e sacrifícios, e ofertas de alimentos, e incenso, trazendo também sacrifícios de louvores à casa do SENHOR.
(Jeremias 17:27) - Mas, se não me ouvirdes, para santificardes o dia de sábado, e para não trazerdes carga alguma, quando entrardes pelas portas de Jerusalém no dia de sábado, então acenderei fogo nas suas portas, o qual consumirá os palácios de Jerusalém, e não se apagará.
(II Crônicas 36:17) - Porque fez subir contra eles o rei dos caldeus, o qual matou os seus jovens à espada, na casa do seu santuário, e não teve piedade nem dos jovens, nem das donzelas, nem dos velhos, nem dos decrépitos; a todos entregou na sua mão.
(II Crônicas 36:18) - E todos os vasos da casa de Deus, grandes e pequenos, os tesouros da casa do SENHOR, e os tesouros do rei e dos seus príncipes, tudo levou para Babilônia.
(II Crônicas 36:19) - E queimaram a casa de Deus, e derrubaram os muros de Jerusalém, e todos os seus palácios queimaram a fogo, destruindo também todos os seus preciosos vasos.
(II Crônicas 36:20) - E os que escaparam da espada levou para Babilônia; e fizeram-se servos dele e de seus filhos, até ao tempo do reino da Pérsia.
(II Crônicas 36:21) - Para que se cumprisse a palavra do SENHOR, pela boca de Jeremias, até que a terra se agradasse dos seus sábados; todos os dias da assolação repousou, até que os setenta anos se cumpriram.
(Neemias 13:17) - E contendi com os nobres de Judá, e lhes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado?
(Neemias 13:18) - Porventura não fizeram vossos pais assim, e não trouxe o nosso Deus todo este mal sobre nós e sobre esta cidade? E vós ainda mais acrescentais o ardor de sua ira sobre Israel, profanando o sábado.
21. E que recompensa terei em guadar o Sábado?
R= Deus me dará uma bençãoespecial.
(Isaías 56:2) - Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal.
(Isaías 56:3) - E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao SENHOR, dizendo: Certamente o SENHOR me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca.
(Isaías 56:4) - Porque assim diz o SENHOR a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança:
(Isaías 56:5) - Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.
(Isaías 58:13) - Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,
(Isaías 58:14) - Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.
22. Em que horario deverei guardar o Sábado?
R= Do por do sol de sexta ao por do sol de Sábado.
(Levítico 23:32) - Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.
(Marcos 1:32) - E, tendo chegado a tarde, quando já se estava pondo o sol, trouxeram-lhe todos os que se achavam enfermos, e os endemoninhados.
23. Qual a pergunta que Deus não pode responder por mim?
R= O que farei do verdadeiro dia de guarda que agora conheço?