sábado, 14 de julho de 2007

ARGUMENTOS CONTRA A TRADIÇÃO

I – A Bíblia é um livro completo.

1) (II Timóteo 3:15) - E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

(II Timóteo 3:16) - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

(II Timóteo 3:17) - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

2) (II Pedro 1:19) - E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.

3) (João 5:39) - Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

4) (Apocalipse 22:18) - Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;

(Apocalipse 22:19) - E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

II – A Bíblia admoesta contra as Tradições.

1) (Colossenses 2:8) - Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; - Que ninguém vos engane com tradições dos homens.

2) (Romanos 16:17) - E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.

(Romanos 16:18) - Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples. – Com palavras suaves enganam os corações dos simples.

III – A fé que uma vez foi dada aos Santos.

(Judas 1:3) - Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.

1) Não foi dada em monopólio a Pedro ou a seus sucessores.

2) Nem a Concílios, para avós ou pais completá-las.

IV – Deus não deixou nada de Sua Revelação confiada à memória.

1) (Êxodo 32:15) - E virou-se Moisés e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas.

(Êxodo 32:16) - E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas.

2) (Isaías 8:1) - DISSE-ME também o SENHOR: Toma um grande rolo, e escreve nele com caneta de homem: Apressando-se ao despojo, apressurou-se à presa.

3) (Hebreus 2:2) - Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,

V – Pelo exemplo de Jesus.

1) (Mateus 4:4) - Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

(Mateus 4:7) - Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

(Mateus 4:10) - Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

2) (João 5:39) - Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

3) (Mateus 22:41) - E, estando reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus,

(Mateus 22:42) - Dizendo: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Eles disseram-lhe: De Davi.

(Mateus 22:43) - Disse-lhes ele: Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor, dizendo:

(Mateus 22:44) - Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?

(Mateus 22:45) - Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho?

(Mateus 22:46) - E ninguém podia responder-lhe uma palavra; nem desde aquele dia ousou mais alguém interrogá-lo.

VI – A Bíblia é a única norma para medir toda a doutrina.

1) (Isaías 8:20) - À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.

2) (Atos 17:11) - Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. – Bereanos examinando.

VII – Não existe o tal “Acordo Unânime”, entre os pais da Igreja.

Migne 222 – Vol. Em Latim.

Migne 167 – Vol. Em Grego.

Há uma notável discrepância entre eles.

VIII – Os Evangelhos (escritos) têm levado milhões à conversão, por que então as tradições?

Nenhum comentário: