sexta-feira, 20 de julho de 2007

DESCRIÇÃO SOBRE A IGREJA DE SÃO PEDRO

A igreja mais impressionante, importante, rica e imponente é a Basílica de São Pedro, no Vaticano. O Vaticano, como era Roma, é rodeado de muralhas, tendo a sua guarda suíça e sua legislação própria, com o seu corpo diplomático. É considerado uma cidade, um Estado. O obelisco que está no centro da praça de São Pedro, foi trazido da África por Calígula. A Igreja de São Pedro foi anteriormente o palácio de Constantino, tendo sido depois doado à igreja; no tempo de Lutero sofreu uma remodelação. Ao lado, num prédio de formas mais modernas, no último andar, mora o Papa. A praça abrigou no Ano Santo milhares de crentes e peregrinos. Há estatuetas de santos por todos os lados; em cima da porta central há um quadro de Jesus entregando as chaves a Pedro. Esta igreja é a maior igreja católica do mundo. Dentro dela, no soalho, em metros, estão as medidas e os nomes das outras maiores igrejas do mundo. Há quatro nichos, ou balcões, dentro da igreja:

1. Com o lenço de Maria Madalena.

2. Com a espada de Longino, que atravessou o coração de Jesus.

3. Com Helena, mãe de Constantino.

4. Com André, irmão de Pedro.

HÁ CINCO CORES QUE PREDOMINAM NA IGREJA:

a) Branco = gozo

b) Vermelho = sangue

c) Violeta = penitência

d) Verde = esperança

e) Preto = lembranças dos mortos

A basílica toda é um colosso de arte, riqueza, poderio e grandiosidade. A entrada ao templo é grátis, mas, pagam-se para visitar o túmulo dos papas, no porão, e para ver o tesouro do Vaticano, onde estão as tiaras e toda a riqueza dos papas. É um espetáculo!

Há muitas obras de arte dentro da igreja, sendo ela toda uma obra de arte. Vejamos algumas:

1. Piedade, de Miguel Ângelo, é o original que o artista esculpiu quando tinha 24 anos; representa Maria com Jesus no colo, quando Ele foi tirado da cruz. O mais importante, porem, é que esta escultura é a única que leva o nome do autor. Ele não costumava pôr o seu nome nos trabalhos que fazia, por achá-los imperfeitos, mas quando duvidaram de sua autoria na “Piedade”, numa noite, às escondidas, gravou nela o seu nome. É um mármore branco, muito original.

2. Cúpula da Basílica – é toda de mosaico e uma das maiores do mundo. É feita de mosaico de 28.000 cores diferentes. Mosaicos são pedras de coloração natural, quadradinhas e que sob a ação de uma reação química ao fogo, tornam-se preparados para o uso.

3. O Altar de Mitra – Está no centro da Basílica, debaixo da Cúpula; é de majestade ímpar, com suas quatro colunas de negro e ouro. Este altar foi posto no templo de Mitra, no reino de Pitias. O rei fez o templo para o Sol e colocou dentro dele este altar. A igreja católica o tomou para si e o transferiu para o cristianismo, o altar é bem alto e lindo. Em Roma nota-se muito destas transferências ou adoção de coisas do paganismo para o catolicismo. Com Cristo de um lado e Mitra do outro, para conquistar os pagãos!

4. A Estátua de São Pedro – Esta talvez seja a maior mistificação do paganismo para o cristianismo. É a estátua mais importante dentro da Basílica. Milhões de pessoas têm passado diante dela, tocando com a mão e beijando a ponta do pé direito da estátua, por isso, os dedos já estão gastos e o lugar luzido. A estátua é de metal escuro, quase negro, representa Pedro, a cabeça da igreja, assentado. O importante é que no tempo do paganismo esta foi a estátua de Júpiter, trocaram s cabeça e agora representa São Pedro!

Nenhum comentário: