domingo, 1 de julho de 2007

ELE É A SAÍDA

Ele continua sendo a saída para o desespero, a incerteza, a insuficiência humana e a morte.

Leia está Mensagem.

ELE

É A

SAÍDA...

Saída Para...

...A Incerteza

A curiosidade pelo futuro é natural nas pessoas. Quem não gostaria de poder ler os jornais da próxima semana para antecipar os resultados da loteria, o futuro de certos negócios ou as próximas determinações do governo?

Mas alem da inocente curiosidade devem existir razões muito mais serias por detrás da verdadeira volúpia com que as pessoas buscam os vidente, os futurólogos e os místicos.

Com um presente carregado de problemas insolúveis e um futuro cheio de inquietantes expectativas, não soa poucos os que apelam aos recursos não tradicionais na ansiosa procura de uma orientação que os ajude a superar as crises do presente e as incertezas do futuro.

Esta é a “era da incerteza”, como bem definiu John Kenneth Galbraith. E as pessoas estão buscando saídas até por uma questão de sobrevivência. O que a maioria ainda não encontrou são as mais confiáveis e seguras predições, algumas das quais há milénios.

As únicas revelações infalíveis estão na Bíblia, porque foram dadas por Deus, o único que conhece o futuro. (Daniel 2:22) - Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz. (Isaías 46:9) - Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim.

(Isaías 46:10) - Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.

A Bíblia contem 1.817 predições sobre 737 assuntos, segundo a Enciclopédia de Profecia Bíblica. Mas vai alem disso, é um inspirado manual de orientações divinas para o crescimento individual e para a convivência em sociedade. (II Timóteo 3:16) - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

(II Timóteo 3:17) - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

(João 5:39) - Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;

Segura revelação do futuro e adequada orientação para o presente, e ainda as boas novas de salvação através de Jesus Cristo – Não seriam para adotar a Bíblia com o livro de sua vida?

Saída para...

O Desespero

- Não quero mais viver – gemia o rapaz, enquanto tentava livrar-se dos guardas que o agarraram quando se preparava para saltar do viaduto.

Passado alguns momentos, um pouco mais calmo, ele relatou aos policiais os motivos que o levaram aquela atitude extrema. Eram tantos os problemas que o afligiam e tamanho o desespero, que por pouco os guardas não lhe permitiram consumar seu intento.

Numa perspectiva mais generalizada e coletiva, a humanidade parece estar preste a ‘saltar do viaduto “, por não encontrar respostas para os seus problemas mais cruciais”.

As soluções que têm aparecido vão desde o “quanto pior, melhor”, até as desgastadas “reuniões de cúpula” entre grandes potências.

A verdadeira saída para o desespero em que se encontra a humanidade como um todo, e para as pessoas, individualmente, é simples e envolve uma mudança radical.

Ela se fundamenta no amor de um Deus que não Se mostra insensível ao sofrimento humano, nem está disposto a permitir que o mundo se converta num caos inabitável.

Deus está preste a intervir, com Sua presença, para (Apocalipse 11:18) - E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.

Quando esteve no mundo, Jesus assegurou que voltaria em breve, para estabelecer a paz e a justiça na Terra, num reino fundamentado no amor.

São Pedro, o conhecido apóstolo de Jesus, escreveu sobre essa feliz esperança: (II Pedro 3:13) - Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.

A única saída para a humanidade é a promessa de um mundo melhor, descrito pó São João, outro apostolo de Jesus: (Apocalipse 21:1) - E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. (Apocalipse 21:4) - E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

(Apocalipse 21:5) - E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.

Você pode ter confiança nas promessas de Deus. Elas jamais falham.

Saída para....

A Insuficiência Humana

O avanço cientifico e tecnológico não resolveu, nem resolverá jamais, o problema existencial do ser humano – essa sensação de que sempre há algo faltando, mesmo depois de termos concretizado nossos sonhos.

Para preencher esse vazio da alma humana, muitos procuram a companhia de outras pessoas. Mas o companheirismo que os amigos podem oferecer é muito pequeno para preencher o espaço infinito do coração humano.

Outros se dedicam diuturnamente a acumular riquezas. Mas o dinheiro também não resolve o problema. Podemos conquistar fortunas incalculáveis, e ainda que fosse possível conquistar o mundo todo, restaria sempre a ânsia de novas e maiores aquisições, nessa sede insaciável de preencher o vazio infinito do coração.

Sexo, casamento, educação, são outras alternativas que o homem procura, na tentativa de encontrar realização total, mas que produzem sempre o mesmo resultado: uma inexplicável sensação de vazio e insuficiência.

A solução que todos buscamos não está neste mundo. Se estivesse, a humanidade já a teria encontrado. A satisfação plena é produto da segurança absoluta e da paz interior, que só Deus pode dar. Só um Deus infinito pode preencher, com Seu amor, o espaço infinito do coração humano. E esta conquista espiritual está ao alcance de todos os que, reconhecendo a sua insuficiência, aceitam o presente que o Céu oferece – a vida eterna, através de Jesus Cristo: (Romanos 6:23) - Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.

A salvação, portanto é um presente que Deus oferece ao homem. Não se pode pagar esse Presente. Tudo o que se tem a fazer é aceitá-Lo.

Podemos aceitá-Lo assim como estamos, mas jamais permaneceremos como estamos. Porque Ele irá transformar-nos. Ira operar em nós (Filipenses 2:13) - Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade. A obediência não nos salva. È a salvação que nos torna obedientes por meio de Cristo

Saída para o ...

...O Estresse

Transito infernal, corrida contra o relógio, problemas financeiros, hostilidades generalizada – eis os principais ingredientes de um mal moderno chamado estresse. Para a maioria das pessoas, ele é inevitável. Mas pode ser contornado, até certo ponto, se você aprender a conviver com ele.

Uma saída é esforçar-se por desenvolver uma vida equilibrada. É claro que, em um mundo adverso, isso não é fácil. Há contudo, um pacote de atitudes que pode dar certo.

Você sabe que o homem é um todo composto dos aspectos físico, mental social e espiritual. O desenvolvimento harmonioso desses quatros aspectos não é nada mais nada menos do que uma vida equilibrada.

O Livro Sagrado afirma que o corpo é o “templo do Espírito” (I Corintios 6:19) - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? Se ele é um templo, deve ser preservado.

A coisa, porém, vai mais longe, pois o corpo e a mente estão em intimo relacionamento. O que afeta um, afeta o outro. Por isso a mente deve ser positiva. Jogar as tensões para escanteio é fruto da atitude de pensar em “tudo o que é ... (Filipenses 4:8) - Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

E para que você tenha um bom ritmo, é necessário manter um relacionamento social saudável, sem ódio e hostilidade. Aqui entra a ética cristã, que se baseia no amor verdadeiro, que... (I Corintios 13:4) - O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

(I Corintios 13:5) - Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

(I Corintios 13:6) - Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

(I Corintios 13:7) - Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

(I Corintios 13:8) - O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; O amor ao próximo – espécie de óleo que amacia as tensões sociais – é resultado de uma oura realidade: o amor a Deus, a dimensão espiritual.

Esses quatro aspectos, quando bem desenvolvidos, contribuem para você dominar as tensões. E para completar o ritmo de sua vida, Deus ainda lhe concede um dia de descanso semanal – o sábado, que... (Marcos 2:27) - E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Diz ainda o Santo Livro: (Gênesis 2:2) - E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.

(Gênesis 2:3) - E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.

O sábado é uma pausa repousante, em que você refaz as forças físicas, mentais e espirituais para o confronto cão as tensões da vida moderna.

Saída para...

...A Morte

A morte é uma outra preocupação para todos nós. Na tentativa de evitá-a, a ciência tem pesquisado novas fontes medicinais. Porem, quando a morte chega, o que se pode fazer? Ninguém mais dá jeito.

Pelo fato de não podermos vencê-la, desde a Antiguidade têm-se cultivado idéias para aliviar sua gravidade. Os egípcios embalsamaram os corpos de seus mortos, na esperança de reintegrá-los à rotina da vida. Os gregos e outros povos pagãos acreditaram na imortalidade e transmigração das almas, e invocavam os deus em favor das “almas desencarnadas” que eles consideravam “perdidas”.

Jesus assume uma atitude diferente diante da morte. Quando Tomou conhecimento do falecimento de Lázaro, simplesmente disse: (João 11:11) - Assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Jesus compara a morte ao sono, e essa colocação confere com (Eclesiastes 9:5) - Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.

Jesus sabe o que realmente é a morte, por isso a enfrenta com serenidade. Ele despertou Lázaro da morte e, ainda, dispõe de poder para ressuscitar qualquer pessoa. (João 5:28) - Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.

(João 5:29) - E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.

A morte é um estado de sono, sem glória e sem tormento. A saída está Naquele que é a Fonte da vida. (João 11:25) - Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

O Que Fazemos

As tragédias estão cada vês mais presentes em nossos dias, pestes, catástrofes, fome... Talvez a maior tragédia seja o fato de o homem ser ainda o principal causador de tudo isso, ou sua insensibilidade diante da desgraça alheia. Alguém precisa fazer alguma coisa.

Graças a Deus, estamos fazendo a nossa parte, através da ASA – Assistência Social Adventista, conhecida onde quer que haja um terremoto, uma enchente, guerra, pobreza, ou alguém em necessidade.

Em nosso país, esse trabalho vem sendo desenvolvido há algumas décadas. Os adventistas operam uma rede de lanchas que atendem às populações carentes dos principais rios brasileiro, mantêm uma rede de hospitais, orfanatos, asilos e clinicas, alem do segundo maior sistema educacional particular do país.

Por que tudo isso? Por trás de cada membro da Igreja já envolvido nesta obra, há uma filosofia e um objetivo: resgatar no homem a imagem de Deus, curando-o, educando-o e, sobretudo, indicando-lhe a única solução para todos os problemas humanos – Cristo.

Cremos que, com o breve regresso de Cristo á Terra, haverá um processo radical de transformação deste planeta. Renovada, sem qualquer vestígio do pecado ou do mal., a Terra será a habitação dos que amam a Deus e o próximo, e aceitaram a Jesus como Salvador. Assim, enquanto aguardamos um mundo melhor, procuramos minorar o sofrimento humano no mundo em que vivemos.

Nisto Cremos....

  1. As Escrituras Sagradas – o Antigo e o Novo Testamentos – são a Palavra de Deus escrita, dada por inspiração divina por intermédio de santos homens de Deus que falaram e escreveram ao serem movidos pelo Espírito Santo.

(II Timóteo 3:16) - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

(II Pedro 1:21) - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

2. Há um só Deus: Pai, Filho e Espírito Santo, uma unidade de Três pessoas coeternas. Deus é imortal e onipotente, onisciente, acima de tudo é sempre presente.

(Gênesis 1:26) - E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

(Isaías 48:6) - Já o tens ouvido; olha bem para tudo isto; porventura não o anunciareis? Desde agora te faço ouvir coisas novas e ocultas, e que nunca conheceste.

(Mateus 28:19) - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

  1. Deus, o Eterno Pai, é o Criador, o Originador, o Mantenedor e Soberano de toda a Criação. Ele é justo e santo, compassivo e clemente, e grande em constante amor e fidelidade.

(Efésios 3:14) - Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo,

(Isaías 64:8) - Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai; nós o barro e tu o nosso oleiro; e todos nós a obra das tuas mãos.

(João 1:18) - Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou.

  1. Deus, o Filho Eterno, encarnou-Se em Jesus Cristo. Por meio dEle foram criadas todas as coisas. Foi concebido do Espírito Santo e nasceu da virgem Maria.

(Isaías 9:6) - Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.

(Mateus 1:23) - Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, E chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, Que traduzido é: Deus conosco.

(João 1:14) - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

  1. Deus, o Espírito Eterno, desempenhou uma parte ativa com o Pai e o Filho na Criação, Encarnação e Redenção, Inspirou os escritores das Escrituras. Atrai e convence os seres humanos

(Mateus 28:19) - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

(Gênesis 6:3) - Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.

(João 16:8) - E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.

(João 16:13) - Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.

  1. A Criação – Deus é o Criador de todas as coisas e revelou nas Escrituras o relato autentico de Sua atividade criadora.

(Gênesis 1:1) - NO princípio criou Deus os céus e a terra.

(Hebreus 11:3) - Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.

  1. O homem e a mulher foram criados à imagem de Deus com individualidade, o poder e a liberdade de pensar e agir. Quando nossos primeiros pais desobedeceram a Deus, eles negaram sua dependência dEle e caíram de sua elevada posição abaixo de Deus. Eles nascem com fraquezas e tendências para o mal. Mas Deus, em Cristo, reconciliou consigo o mundo e por meio de Seu Espírito restaura nos mortais penitentes a imagem de seu Criador.

(Romanos 5:12) - Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.

(II Corintios 5:18) - E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;

(II Corintios 5:19) - Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados; e pôs em nós a palavra da reconciliação.

  1. O pecado originou-se no Céu quando um ser criado, dotado de liberdade de escolha, por exaltação própria tornou-se Satanás. Ele introduziu o espírito de rebelião neste mundo

(Isaías 14:12) - Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!

(Isaías 14:13) - E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.

(Isaías 14:14) - Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.

(Apocalipse 12:7) - E houve batalha no céu; Miguel e os seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhavam o dragão e os seus anjos;

(Apocalipse 12:8) - Mas não prevaleceram, nem mais o seu lugar se achou nos céus.

(Apocalipse 12:9) - E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, chamada o Diabo, e Satanás, que engana todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele.

  1. Na vida de Cristo, de perfeita obediência à vontade de Deus, e em Seu sofrimento, morte e ressurreição, Deus proveu o único meio de expiação do pecado humano.

(João 3:16) - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

(Atos 4:12) - E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

(Efésios 1:7) - Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,

10. Em infinito amor e misericórdia, Deus fez com que Cristo, que não conheceu pecado, Se tornasse pecado por nós, para que nEle fossemos feitos justiça de Deus e obtivéssemos a salvação.

(II Corintios 5:21) - Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus.

  1. A igreja é a comunidade dos crentes que confessam a Jesus Cristo com Senhor e Salvador. A igreja recebe sua autoridade de Cristo e constitui a família de Deus.

(Mateus 16:18) - Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

(Efésios 1:22) - E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja,

(Efésios 1:23) - Que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.

(Efésios 5:27) - Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

  1. A Igreja universal se compõe de todos os que verdadeiramente crêem em Cristo; mas, nos últimos dias, um remanescente tem sido chamado para fora, a fim de guardar os mandamentos de Deus e a fé de Jesus.

(Apocalipse 12:17) - E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e tem o testemunho de Jesus Cristo.

(Apocalipse 19:10) - E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.

  1. Todos somos iguais em Cristo, o qual por um só Espírito nos uniu numa comunhão com Ele e uns com os outros.

(I Corintios 12:13) - Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

(Efésios 4:4) - Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;

(Efésios 4:5) - Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo;

(Efésios 4:6) - Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.

14. O batismo é por imersão e por ele confessamos nossa fé na morte e na ressurreição de Jesus Cristo, e atestamos nossa morte para o pecado e propósito de andar em novidade de vida.

(Romanos 6:1) - QUE diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?

(Romanos 6:2) - De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?

(Romanos 6:3) - Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?

(Romanos 6:4) - De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.

(Colossenses 2:12) - Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dentre os mortos.

(Atos 8:38) - E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.

(Atos 8:39) - E, quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não o viu mais o eunuco; e, jubiloso, continuou o seu caminho.

  1. A Ceia do Senhor é uma participação nos emblemas do corpo e do sangue de Jesus, como expressão de fé nEle. Nesta experiência de comunhão, Cristo está presente para encontrar-Se com Seu povo e fortalecê-lo.

(Mateus 26:26) - E, quando comiam, Jesus tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo.

(Mateus 26:27) - E, tomando o cálice, e dando graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;

(Mateus 26:28) - Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.

(I Corintios 11:23) - Porque eu recebi do SENHOR o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão;

(I Corintios 11:24) - E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim.

(I Corintios 11:25) - Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.

(I Corintios 11:26) - Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

  1. Deus concede a todos os membros de Sua igreja, em todas as épocas, dons espirituais que cada membro deve empregar para o bem comum da Igreja e da humanidade.

(Efésios 4:11) - E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,

(Efésios 4:12) - Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

(Efésios 4:13) - Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

(I Corintios 12:11) - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas estas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.

  1. Um dos dons do Espírito santo é a profecia. Este dom é uma característica da Igreja remanescente e foi manifestado nos últimos dias.

(II Crônicas 20:20) - E pela manhã cedo se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; e, ao saírem, Jeosafá pôs-se em pé, e disse: Ouvi-me, ó Judá, e vós, moradores de Jerusalém: Crede no SENHOR vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis;

(Joel 2:28) - E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.

(Joel 2:29) - E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.

(Joel 2:30) - E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.

(Joel 2:31) - O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.

(Apocalipse 12:17) - E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.

(Apocalipse 19:10) - E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.

  1. Os princípios da lei de Deus são incorporados nos Dez Mandamentos e exemplificados na vida de Jesus Cristo. A lei é eterna e constitui a base do concerto de Deus com Seu povo e a norma do julgamento de Deus.

(Êxodo 20:3) - Não terás outros deuses diante de mim.

(Êxodo 20:4) - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.

(Êxodo 20:5) - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.

(Êxodo 20:6) - E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.

(Êxodo 20:7) - Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.

(Êxodo 20:8) - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.

(Êxodo 20:9) - Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.

(Êxodo 20:10) - Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.

(Êxodo 20:11) - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.

(Êxodo 20:12) - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.

(Êxodo 20:13) - Não matarás.

(Êxodo 20:14) - Não adulterarás.

(Êxodo 20:15) - Não furtarás.

(Êxodo 20:16) - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

(Êxodo 20:17) - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

(Mateus 5:17) - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir.

(João 14:15) - Se me amais, guardai os meus mandamentos.

(Tiago 2:10) - Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.

  1. O quarto mandamento da imutável lei de Deus requer a observância do sábado do sétimo dia como dia de descanso, adoração e ministério, em harmonia com o ensino e a pratica de Jesus, o Senhor do sábado.

(Gênesis 1:31) - E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

(Gênesis 2:1) - ASSIM os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.

(Gênesis 2:2) - E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.

(Gênesis 2:3) - E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.

(Lucas 4:16) - E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.

  1. Somos mordomos de Deus, responsáveis a Ele pelo uso apropriado do tempo, oportunidades, capacidades e posses e seus recursos.

(Salmos 24:1) - DO SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.

(Malaquias 3:10) - Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

(I Corintios 6:19) - Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

(I Corintios 6:20) - Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

  1. Somos chamados para ser um povo piedoso que pensa, sente e age de acordo com os princípios do Céu.

(Romanos 12:1) - ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

(Romanos 12:2) - E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

(I Corintios 10:33) - Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.

(II Corintios 5:17) - Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

  1. O casamento foi divinamente estabelecido no Éden e confirmado por Jesus como união vitalícia entre um homem e uma mulher, em amoroso companheirismo.

(Gênesis 2:18) - E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.

(Gênesis 2:23) - E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.

(Gênesis 2:24) - Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

(Efésios 5:22) - Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao SENHOR;

(Efésios 5:23) - Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.

(Efésios 5:24) - De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.

(Efésios 5:25) - Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

(João 2:2) - E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.

23. Cristo ministra no santuário celestial em nosso favor, tornando acessíveis aos crentes os benefícios de Seu sacrifício expiatório oferecido uma vez por todas, na cruz.

(Hebreus 8:1) - ORA, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da majestade,

(Hebreus 8:2) - Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.

(Hebreus 7:25) - Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles.

(Hebreus 4:15) - Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.

(Hebreus 4:16) - Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno.

  1. A segunda vinda de Cristo é a bendita esperança da Igreja, o grande ponto culminante do evangelho. Será literal, pessoal, visível e universal.

(João 14:1) - NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

(João 14:2) - Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

(João 14:3) - E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

(Atos 1:11) - Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.

(Mateus 24:30) - Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.

  1. O salário do pecado é a morte. Mas Deus, o único que é imortal, concederá vida eterna a Seus remidos. Até o dia da volta de Cristo, a morte é um estado inconsciente para todas as pessoas.

(I Timóteo 6:16) - Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém.

(Jó 14:2) - Sai como a flor, e murcha; foge também como a sombra, e não permanece.

(Eclesiastes 9:5) - Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.

(João 5:28) - Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.

(João 5:29) - E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.

  1. O milênio é o reinado de mil anos, de Cristo com Seus santos no Céu, entre a primeira e segunda ressurreição. Durante esse tempo serão julgados os ímpios mortos; a Terá estará completamente desolada, sem habitantes humanos com vida, mas ocupada por Satanás e seus anjos.

(Apocalipse 20:1) - E VI descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo, e uma grande cadeia na sua mão.

(Apocalipse 20:2) - Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e amarrou-o por mil anos.

(Apocalipse 20:3) - E lançou-o no abismo, e ali o encerrou, e pôs selo sobre ele, para que não mais engane as nações, até que os mil anos se acabem. E depois importa que seja solto por um pouco de tempo.

(Apocalipse 20:4) - E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

(Apocalipse 20:5) - Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se acabaram. Esta é a primeira ressurreição.

(Apocalipse 20:6) - Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele mil anos.

(Apocalipse 20:7) - E, acabando-se os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,

(Apocalipse 20:8) - E sairá a enganar as nações que estão sobre os quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, para as ajuntar em batalha.

(Apocalipse 20:9) - E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade amada; e de Deus desceu fogo, do céu, e os devorou.

(Apocalipse 20:10) - E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.

(I Tessalonicenses 4:17) - Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

  1. Na nova Terra, em que habita justiça, Deus proverá um lar eterno para os remidos e um ambiente perfeito para vida, amor, alegria e aprendizado, em Sua presença. Deus habitará com Seu povo, e o sofrimento e a morte não mais existirão.

(João 14:1) - NÃO se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.

(João 14:2) - Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.

(João 14:3) - E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

(Isaías 65:17) - Porque, eis que eu crio novos céus e nova terra; e não haverá mais lembrança das coisas passadas, nem mais se recordarão.

(Isaías 65:21) - E edificarão casas, e as habitarão; e plantarão vinhas, e comerão o seu fruto.

(Isaías 65:22) - Não edificarão para que outros habitem; não plantarão para que outros comam; porque os dias do meu povo serão como os dias da árvore, e os meus eleitos gozarão das obras das suas mãos.

(Apocalipse 21:1) - E VI um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

(Apocalipse 21:2) - E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

(Apocalipse 21:3) - E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

(Apocalipse 21:4) - E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

As doutrinas acima estão fundamentadas na Bíblia. Se você quiser conhecê-las em detalhes, entre em contato conosco nos endereços eletrônicos mencionados a baixo.

Se você quer conhecer mais sobre a Bíblia e o maravilhoso plano de Deus para sua vida, escolha um dos cursos abaixo e solicite pelos endereços eletrônicos. Todos os cursos são gratuitos.

Encontro com a vida

Profecias de Daniel

Revelações do Apocalipse

Meus endereços são:

jbnavarro@uol.com.br
jbnnavarro@ig.com.br
jbnnacarro@yahoo.com.br
mail.comjbnnavarro@g

Nenhum comentário: