sexta-feira, 20 de julho de 2007

A BÍBLIA

Encíclicas incentivando a leitura da Bíblia entre católicos.

PROVIDENTISSIMUS DEUS (18/11/1893)

Promulgada por Leão XIII.

Com o fim de “... reanimar e recomendar do mesmo modo esse tão nobre estudo das Sagradas Letras e dirigi-lo de uma maneira mais de acordo com as necessidades dos nossos tempos atuais ... Desejamos ardentemente que maior número de fieis católicos empreendam como convém a defesa das Divinas Letras e as elas se dediquem com Constância.”

SPIRITUS PARACLITUS (15/09/1920)

Promulgado por Benedito XV

“Não é o erro dos pais e nem dos antepassados que temos de seguir, mas sim a autoridade das Escrituras e a vontade do Senhor que é Deus”.

DIVINO AFFLANTE SPIRITU (30/09/1943)

Promulgada por Pio XII

“... procurar com todo empenho que nas famílias cristã se tenham ordenado a santa leitura quotidiana” das (Sagradas Escrituras).

É COMPLETA A NOSSA BÍBLIA?

I – O que é a Bíblia?

1) A Palavra de Deus - (Lucas 8:21) - Mas, respondendo ele, disse-lhes: Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a executam.

2) Livro inspirado por Deus - (II Pedro 1:21) - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

3) Livro preservado por Deus - (Provérbios 30:5) - Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. (Provérbios 30:6) - Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.

4) É completo - (Apocalipse 22:18) - Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;

(Apocalipse 22:19) - E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.

5) Escrito em 2 períodos:

a) parte antes de Cristo – VELHO TESTAMENTO

b) parte depois de Cristo – NOVO TESTAMENTO

II – Línguas Originais e Traduções.

1) Velho Testamento em hebraico.

2) Novo testamento em grego do qual existem ainda hoje 4.500 manuscritos.

3) A tradução para o grego chamada Septuaginta foi à primeira para uma língua que não a Sagrada. 280-180 A.C.

4) A Vulgata foi uma das primeiras e mais conhecida tradução do hebraico e grego para o latim. Há perto de 8.000 manuscritos dessa tradução

5) Textos Receptus de Erasmo perto de 1.500 A.D.

6) Texto de Nesatle.

III – No que diferem as Bíblias católicas das protestantes.

1) Nas Católicas há os livros chamados Apócrifos. Apócrifo antigamente no tempo dos persas tinha um sentido esotérico, depois passou a significar Coisas Escondidas, Ocultas ou Secretas. Mais tarde esse termo foi sendo aplicado a livros de autenticidade incerta e hoje se aplica a livros religiosos não inspirados tais como esses que encontramos nas Bíblias Católicas.

2) Os livros apócrifos são:

Tobias

Judite

Sabedoria de Jesus bem Sirach ou Eclesiástico

Sabedoria de Salomão

Baruque

I Macabeus

II Macabeus

Acréscimos a Daniel

Acrescemos a Ester.

3) Qual a sua origem?

a) Ptolomeu Filadelfo, rei do Egito, ordenou que traduzissem os escritos dos hebreus para o grego, língua oficial do mundo de então, para assim enriquecer a sua biblioteca.

b) O afrouxamento dos judeus da grande colónia hebraica de Alexandria quanto ao estudo da sua própria língua.

c) A grande influencia helenista nos judeus alexandrinos.

d) O grande desejo do mundo grego de conhecer os escritos judeus.

4) Data 200ª.C até 100 A.C. foram eles escritos.

IV – Erros ensinados pelos Apócrifos, que estão em contradição com o restante da Bíblia.

A.1. DAR ESMOLAS PURIFICA DO PECADO:

a) Tobias 12:9: “Porque a esmola livra da morte e é a que apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna.”.

b) Tobias 4:10: “Porque a esmola livra de todo o pecado e da morte e não deixará, cair à alma nas trevas.”

c) Eclesiástico 3:33: “As esmolas resgatam o pecado.”

d) II Macabeus 12:43-46: “E tendo feito uma coleta, mandou 12 mil dracmas de prata, a Jerusalém, para serem oferecidas em sacrifício pelos pecados dos mortos, sentindo bem e religiosamente da ressurreição... Se Judas não tivesse esperança de que se erguessem de novo os que caíram teria sido supérfluo orar pelos mortos... È pois um santo e salutar pensamento orar pelos mortos para que sejam livres de seus pecados.”

A-2. REFUTAÇÃO:

a) Oferta em dinheiro para perdão do pecado não encontramos em nenhum lugar da Bíblia, isto é coisa diabólica, pois assim somente os ricos teriam o perdão.

b) (I Pedro 1:18) - Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais, (I Pedro 1:19) - Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado,

c) (Atos 10:4) - O qual, fixando os olhos nele, e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E disse-lhe: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus; (Atos 10:5) - Agora, pois, envia homens a Jope, e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro. (Atos 10:6) - Este está com um certo Simão curtidor, que tem a sua casa junto do mar. Ele te dirá o que deves fazer. Não somente dar esmolas, mas conhecer e praticar a verdade.

d) (Efésios 2:8) - Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (Efésios 2:9) - Não vem das obras, para que ninguém se glorie; - somos salvos pela graça de Deus e não por dinheiro.

e) (Isaías 55:1) - Ó VÓS, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde, comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.

B-1. ENSINO DE CRUELDADE E DO EGOISMO:

a) Eclesiástico 12:6: “Não favoreças aos ímpios, retem o teu pão e não dês a ele.”

B-2. REFUTAÇÃO:

a) (Eclesiastes 11:1) - LANÇA o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. (Eclesiastes 11:2) - Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra.

b) (Provérbios 25:21) - Se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe pão para comer; e se tiver sede, dá-lhe água para beber;

(Provérbios 25:22) - Porque assim lhe amontoarás brasas sobre a cabeça; e o SENHOR to retribuirá.

c) (Romanos 12:20) - Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.

d) (Mateus 5:44) - Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

(Mateus 5:45) - Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.

(Mateus 5:46) - Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo?

(Mateus 5:47) - E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim? (Mateus 5:48) - Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus.

C-1. PECADOS PERDOADOS PELA ORAÇÃO:

a) Eclesiástico 3:4: “Quem amar a Deus receberá perdão de seus pecados pela oração.”

C-2. REFUTAÇÃO:

a) Os pecados não se perdoam pela oração, se fosse assim, não teríamos necessidade de Jesus. Todos os povos pagãos fazem orações, mas os pecados não se perdoam somente pela oração.

b) (Provérbios 28:13) - O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.

c) (I João 1:9) - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

d) (I João 2:1) - MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo. (I João 2:2) - E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.

D-1. O ENSINO DO PURGATORIO:

a) Sabedoria 3:1-4: “Mas as almas dos justos estão nas mãos de Deus; e os tormentos da morte não as tocará. Aos olhos dos ignorantes pareciam eles morrer e sua partida foi considerada desgraça. E, sua separação de nós, por uma extrema perda. Mas eles estão em paz. E embora aos olhos dos homens sofram tormentos, sua esperança está plenamente na imortalidade.”

b) Isto é doutrina do Purgatório.

D-2. REFUTAÇÃO:

a) (I João 1:7) - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. - Esse ensino aniquila completamente a expiação de Cristo. Se o pecado, pudesse ser extinguido pelo fogo, não teríamos necessidade de um Salvador.

b) (Eclesiastes 9:6) - Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol. (Isaías 38:18) - Porque não te louvará a sepultura, nem a morte te glorificará; nem esperarão em tua verdade os que descem à cova. (Isaías 38:19) - O vivente, o vivente, esse te louvará, como eu hoje o faço; o pai aos filhos fará notória a tua verdade.

c) (I Tessalonicenses 4:13) - Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. (I Tessalonicenses 4:14) - Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele. (I Tessalonicenses 4:15) - Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. (I Tessalonicenses 4:16) - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

E-1. O ENSINO DA VINGANÇA:

a) Judite 9:2: “O Senhor Deus, do meu pai Simeão, a quem deste a espada para executar vingança contra os gentios.”

E-2. REFUTAÇÃO:

a) (Gênesis 34:30) - Então disse Jacó a Simeão e a Levi: Tendes-me turbado, fazendo-me cheirar mal entre os moradores desta terra, entre os cananeus e perizeus; tendo eu pouco povo em número, eles ajuntar-se-ão, e serei destruído, eu e minha casa. – O aborrecimento de Jacó pela vingança de Simeão contra os cananitas.

b) (Gênesis 49:5) - Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência. (Gênesis 49:6) - No seu secreto conselho não entre minha alma, com a sua congregação minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua teima arrebataram bois. (Gênesis 49:7) - Maldito seja o seu furor, pois era forte, e a sua ira, pois era dura; eu os dividirei em Jacó, e os espalharei em Israel. – A maldição de Jacó porque eles usaram de vingança.

c) (Romanos 12:17) - A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. (Romanos 12:18) - Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. (Romanos 12:19) - Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.

F-1. SUICIDIO:

a) II Macabeus 12:41: “... quando ele se viu a ponto de ser preso, feriu-se com a espada, preferindo morrer nobremente a ver-se sujeito a pecadores, e padecer ultrajes indignos de seu nascimento.”

F-2. REFUTAÇÃO:

a) Morrer nobremente é a frase perigosa. A Bíblia nos conta de alguns suicídios, mas nunca os qualifica de coisa ou ato nobre.

b) A vida e morte dependem de Deus e nós, não podemos desertar da vida para nos livrar de dificuldades. Cristianismo quer dizer paciência, abnegação. (I Corintios 13:4) - O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. (I Corintios 13:5) - Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; (I Corintios 13:6) - Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; (I Corintios 13:7) - Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

c) Transgressão do mandamento (Êxodo 20:13) - Não matarás.

G-1. O ENSINO DE ARTES MÁGICAS:

a) Tobias 6:8: “Se tu puseres um pedacinho do seu coração (do peixe que ele havia apanhado) sobre brasas acesas, o seu fumo afugenta toda a casta de demônios, tanto do homem como da mulher, de sorte que não tornam mais chegar a eles.”Verso 9.” E o fel é bom para untar os olhos que têm algumas névoas, e sararão.”

G-2. REFUTAÇÃO:

a) Não encontramos tal coisa em nenhum lugar da Bíblia.

b) Não precisamos de truques para enfrentar o diabo.

c) Maneiras de enfrentar o diabo e os demônios: (Mateus 4:4) - Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus. (Mateus 4:5) - Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo, (Mateus 4:6) - E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces em alguma pedra. (Mateus 4:7) - Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. (Mateus 4:8) - Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles. (Mateus 4:9) - E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. (Mateus 4:10) - Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

(Tiago 4:7) - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

d) Maneiras de expulsar demônios: (Marcos 16:17) - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;

(Atos 16:18) - E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu.

H-1. MENTIRAS:

a) Judite 11:13-17, Judite mentindo para Holofernes.

b) Tobias 5:15-19, o anjo Rafael mentindo.

H-2 REFUTAÇÃO:

a) Deus nunca sancionou a mentira nem mesmo nos Seus servos.

b) O mal começou com a mentira no Céu.

c) (Gênesis 3:4) - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

d) (João 8:44) - Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira. – Quem é o originador e pai de todas as mentiras, portanto não pode um anjo de Deus mentir.

e) (João 14:6) - Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. – Todos os seguidores de Cristo devem ser verdadeiros.

I-1. TOLICES:

a) Tobias 2:10, as fezes de uma andorinha, caindo nos olhos de Tobias que estava dormindo junto a um muro, deixa-o cego.

b) Judite 8:5 e 6, uma mulher jejuando a vida inteira, menos aos sábados.

c) II Macabeus 15:40: “Beber sempre água é coisa prejudicial.”

V – Razões Interessantes:

1) Roma não pode chamar as outras Bíblias de falsa por não conterem os Apócrifos, assim como não pode se chamar uma nota de falsa por não ter ela uns acréscimos que alguém julgue que ela deva ter.

2) Em II Macabeus encontramos o autor do livro pedindo perdão pelas suas falhas como escritor. Se crêssemos que estes livros estão no mesmo pé de igualdade com os inspirados, ficaríamos então admirados de ver agora o Espírito Santo pedindo desculpa por algumas falhas, o que é inconcebível.

3) O Senhor Jesus e os apóstolos fazem 205 citações do Velho Testamento e mais 304 alusões ao mesmo e não dizem nenhuma palavra sequer a respeito de um dos livros ou passagens dos Livros Apócrifos.

4) Jerônimo, o tradutor da Vulgata declarou que os Apócrifos não eram canônicos.

5) Somente em 8 de abril de 1546 é que a Igreja Católica se lembrou que esses livros deveriam estar canonizados.

6) Neste Concilio que declarou os Apócrifos, como autorizados, não havia nenhuma autoridade entre eles. Havia somente 53 prelados italianos e espanhóis na sua maioria. Nenhum alemão. Era mais um concilio religioso do que ecumênico, portanto não tinha autoridade.

7) A Igreja Católica Ortodoxa sempre fez restrições aos Apócrifos.

8) Católicos Scholars rejeitaram os Apócrifos.

a) Bede e John os Salisbury, 1180 A.D.

b) Willian Ockham, 1347.

c) Cardeal Ximenes mandou editar na Espanha a Bíblia Poliglota e não continha os Apócrifos, 1514 – 1517.

d) Após o Concilio de Trento em 1546 ter pronunciado os livros Apócrifos canônicos, Sixtus de Siena em 1566 insistiu em separar os livros Apócrifos da Bíblia.

VI – A Bíblia é o grande livro de todas as épocas.

1) É um grande livro porque suas predições jamais falharam. Ex.: Destruição de Babilônia, Tiro, a divisão da Europa em dez reinos, as Quatro Grandes Monarquias, a destruição de Jerusalém.

2) É um grande livro porque é a Palavra de Deus.

3) È um grande Livro porque ajuda o homem moralmente. Os Grandes Homens e o Livro dos livros.

4) È um grande livro porque apresenta o caminho da salvação para o homem.

5) É um grande livro porque nos revela o ser mais maravilhoso que já teve na Terra: Jesus o Filho de Deus.

6) É um grande livro porque nos fala desse amante Salvador. A Palavra é uma revelação de Cristo. João 1:1) - NO princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. (João 1:2) - Ele estava no princípio com Deus. (João 1:3) - Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi (feito se fez. (João 1:14) - E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Nenhum comentário: