quarta-feira, 4 de julho de 2007

OS DEZ MANDAMENTOS NO NOVO TESTAMENTO

OS DEZ MANDAMENTOS NO NOVO TESTAMENTO

I – NÃO TERÁS OUTROS DEUSES

(Mateus 22:37) - E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

(Marcos 12:29) - E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor.

(Marcos 12:32) - E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;

II – NÃO FARÁS IMAGENS DE ESCULTURAS

(I João 5:21) - Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém.

(I Corintios 10:7) - Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar.

(Apocalipse 9:20) - E os outros homens, que não foram mortos por estas pragas, não se arrependeram das obras de suas mãos, para não adorarem os demônios, e os ídolos de ouro, e de prata, e de bronze, e de pedra, e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.

III – NÃO TOMARÁS O NOME DO SENHOR EM VÃO

(Mateus 5:33) - Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao SENHOR.

(Mateus 5:34) - Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;

(Mateus 5:35) - Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;

(Mateus 5:36) - Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.

(Mateus 5:37) - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.

IV – LEMBRA-TE DO SÁBADO PARA O SANTIFICAR

(Hebreus 4:9) - Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus.

(Hebreus 4:10) - Porque aquele que entrou no seu repouso, ele próprio repousou de suas obras, como Deus das suas.

(Hebreus 4:11) - Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.

(Marcos 2:27) - E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.

(Marcos 2:28) - Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.

(Mateus 12:8) - Porque o Filho do homem até do sábado é Senhor.

(Mateus 12:9) - E, partindo dali, chegou à sinagoga deles.

(Mateus 12:10) - E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados?

(Mateus 12:11) - E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará?

(Mateus 12:12) - Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados.

(Apocalipse 1:10) - Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,

V – HONRA TEU PAI E TUA MÃE

(Mateus 19:19) - Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.

VI – NÃO MATARÁS

(Mateus 19:18) - Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;

(Mateus 5:21) - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo.

(Mateus 5:22) - Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e qualquer que disser a seu irmão: Raca, será réu do sinédrio; e qualquer que lhe disser: Louco, será réu do fogo do inferno.

(Mateus 5:23) - Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

(Mateus 5:24) - Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.

VII – NÃO ADULTERARÁS

(Mateus 19:18) - Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;

(Mateus 5:27) - Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.

(Mateus 5:28) - Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

(Mateus 19:1) - E ACONTECEU que, concluindo Jesus estes discursos, saiu da Galiléia, e dirigiu-se aos confins da Judéia, além do Jordão;

(Mateus 19:2) - E seguiram-no grandes multidões, e curou-as ali.

(Mateus 19:3) - Então chegaram ao pé dele os fariseus, tentando-o, e dizendo-lhe: É lícito ao homem repudiar sua mulher por qualquer motivo?

(Mateus 19:4) - Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez,

(Mateus 19:5) - E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne?

(Mateus 19:6) - Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.

(Mateus 19:7) - Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la?

(Mateus 19:8) - Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim.

(Mateus 19:9) - Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.

VIII – NÃO FURTARÁS

(Mateus 19:18) - Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;

(II Timóteo 3:1) - SABE, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

(II Timóteo 3:2) - Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,

(II Timóteo 3:3) - Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

(II Timóteo 3:4) - Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

(Tiago 5:1) - EIA, pois, agora vós, ricos, chorai e pranteai, por vossas misérias, que sobre vós hão de vir.

(Tiago 5:2) - As vossas riquezas estão apodrecidas, e as vossas vestes estão comidas de traça.

(Tiago 5:3) - O vosso ouro e a vossa prata se enferrujaram; e a sua ferrugem dará testemunho contra vós, e comerá como fogo a vossa carne. Entesourastes para os últimos dias.

(Tiago 5:4) - Eis que o jornal dos trabalhadores que ceifaram as vossas terras, e que por vós foi diminuído, clama; e os clamores dos que ceifaram entraram nos ouvidos do Senhor dos exércitos.

(Tiago 5:5) - Deliciosamente vivestes sobre a terra, e vos deleitastes; cevastes os vossos corações, como num dia de matança.

(Tiago 5:6) - Condenastes e matastes o justo; ele não vos resistiu.

(Tiago 5:7) - Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia.

(Tiago 5:8) - Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.

(Tiago 5:9) - Irmãos, não vos queixeis uns contra os outros, para que não sejais condenados. Eis que o juiz está à porta.

(Tiago 5:10) - Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.

(Tiago 5:11) - Eis que temos por bem-aventurados os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.

(Tiago 5:12) - Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.

XI – NÃO DIRÁS FALSO TESTEMUNHO

(Mateus 19:18) - Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;

(João 8:44) - Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

X – NÃO COBIÇAR AS COISAS DO PRÓXIMO

(Romanos 13:9) - Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.

(Tiago 3:14) - Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.

(Tiago 3:15) - Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.

(Tiago 3:16) - Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.

(Tiago 4:1) - DE onde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites, que nos vossos membros guerreiam?

(Tiago 4:2) - Cobiçais, e nada tendes; matais, e sois invejosos, e nada podeis alcançar; combateis e guerreais, e nada tendes, porque não pedis.

(Tiago 4:3) - Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.

(Tiago 4:4) - Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

(Tiago 4:5) - Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em nós habita tem ciúmes?

(Tiago 4:6) - Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.

(Tiago 4:7) - Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.

(Tiago 4:8) - Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações.

(Tiago 4:9) - Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza.

(Tiago 4:10) - Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará.

(Tiago 4:11) - Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; e, se tu julgas a lei, já não és observador da lei, mas juiz.

(Tiago 4:12) - Há só um legislador que pode salvar e destruir. Tu, porém, quem és, que julgas a outrem?

(Tiago 4:13) - Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos;

(Tiago 4:14) - Digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.

(Tiago 4:15) - Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo.

(Tiago 4:16) - Mas agora vos gloriais em vossas presunções; toda a glória tal como esta é maligna.

(Tiago 4:17) - Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.

JESUS E O JOVEM RICO

(Mateus 19:16) - E eis que, aproximando-se dele um jovem, disse-lhe: Bom Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?

(Mateus 19:17) - E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.

(Mateus 19:18) - Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;

(Mateus 19:19) - Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.

(Mateus 19:20) - Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?

(Mateus 19:21) - Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.

(Mateus 19:22) - E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.

(Mateus 19:23) - Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.

(Mateus 19:24) - E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.

(Mateus 19:25) - Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se?

(Mateus 19:26) - E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.

(Mateus 19:27) - Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos?

(Mateus 19:28) - E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.

(Mateus 19:29) - E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.

(Mateus 19:30) - Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros.

14 comentários:

AMAR A TODOS ! disse...

Parabéns pela postagem....

AMAR A TODOS ! disse...

Parabéns pela postagem....

Miau disse...

Olá, estava procurando algumas referências e seu post foi muito útil.
Devo discordar apenas de uma coisa: nenhuma das escrituras mencionadas em relação ao sábado diz que se deve guardar o sábado. pelo contrário

"(Mateus 12:10) - E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados?

(Mateus 12:11) - E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará?

(Mateus 12:12) - Pois, quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados."


Fomos libertos da Lei que inclui os mandamentos (efésios 2:14-15). Estamos sujeitos apenas a Graça e devemos fazer apenas o que Cristo e seus apóstolos ensinaram. Sim, isso se resume ao novo testamento.

Então a pergunta é: "então posso matar?" Não, porque Cristo ensinou que isso é pecado. Mas sobre o sábado não foi dito que deveríamos guardar.

Discípula disse...

Olá, João, como vai ? Eu, assim como o Miau, estava procurando algo sobre os mandamentos de Deus no Novo Testamento. Encontrei sua postagem que me foi muito útil, de muita valia. Obrigada e parabéns!
Mas assim como o Miau, observei que não há mandamento declarado quanto ao sábado. Todos os textos bíblicos quanto ao sábado demonstram que Jesus é maior do que o sábado, por isso mesmo ele é Senhor do sábado. O que é guardar o sábado ? Não trabalhar ? Se for isso, Jesus não guardava o sábado, pois trabalhava todos os dias, pregando, curando, fazendo o bem e desfazendo as obras do diabo. O texto de Efésios citado pelo Miau é muito claro quanto a Lei e quero complementar acrescentando o que Jesus diz sobre guardar o sábado. Está em João 15:16. " E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.
17 E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também." E quanto aos mandamentos, Romanos 13:8-10 nos responde o seguinte:
"8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.
9 Com efeito: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, não cobiçarás; e se há algum outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.
10 O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor."
E veja, o sábado não é citado. Mas ainda assim, "se há algum outro mandamento", ele se cumpre no amor. Porquanto, quem ama não mata, não adultera, não desonra pai e mãe, não mente; quem ama a Deus de todo o seu coração, certamente ama ao seu próximo e aos irmãos da igreja, certamente guarda não só o sábado, como todos os dias da semana, buscando-O em oração ("orai sem cessar"), leitura da palavra, meditando nela, praticando os mandamentos, tomando sua cruz dia após dia, obedecendo em tudo.
Todos os mandamentos de Jesus estão embutidos nos 10 mandamentos, inclusive o perdão, o batismo, a exortação uns aos outros, a ceia... Tudo isso é mandamento dentro dos 10 mandamentos, tudo isso se resume nos principais mandamentos dentre os dez, como disse Jesus em Marcos 12:29-34
"E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor.
30 Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
31 E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
32 E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;
33 E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.
34 E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.
Observe que Jesus diz: "Não há outro mandamento maior do que estes", nem o sábado, aliás, inclusive o sábado; de sorte que "o cumprimento da Lei é o amor" (Rm. 13:10).

Discípula disse...

Observe também que no cumprimento do mandamento do amor, Jesus diz àquele homem: "Não estás longe do Reino de Deus". Certamente faltava alguma coisa àquele homem e essa coisa não era o sábado.

João, Jesus é maravilhoso, é Deus forte, pai da eternidade e príncipe da paz; ele é meu tudo e sem ele nada sou e nada posso fazer; "tudo é dele, para ele e por meio dele"; nele eu posso todas as coisas, inclusive guardar todos os dias da semana e não só o sábado. Eu acordo todos os dias pensando nele, ele é a primeira pessoa em quem penso quando acordo; pela manhã invoco o seu nome e ele me dirige por todo o dia, o seu Espírito Santo habita em mim, me guia por toda a verdade e me livra dos tropeços, me guarda de pecar contra o meu próximo, contra meu irmão, contra Ele; Ele me capacita todos os dias a viver em santidade, a separar-me para ele; capacita-me a orar e vigiar todo o tempo para não cair em tentação; Ele me chamou, então, me capacita dia após dia. E assim, conheço o Senhor e prossigo em conhecê-lo mais e mais. João, eu quero mais de Deus, mais e mais, muito mais. Ele é uma fonte inesgotável de amor e vida; Ele me corrige, me ensina, me ama, sim, Ele, o grande, maravilhoso, supremo e infinito Deus me ama, simplesmente me ama. Como não amá-lo ?
A graça, a paz e a revelação da pessoa de Jesus esteja contigo, João. Até mais.

Unknown disse...

O sábado é tão claro quanto ao de não matar pois Jesus afirmou toda a lei e ainda ensinou como devemos guardar o sábado fazendo o bem nesse dia AP 12:17, 14:12, Mat 5:17 a 19 estude a bíblia e seja sincero, estamos neste estado d pecado pela transgressão da lei q é o próprio pecado!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

GENTE EU ESTOU QUASE FICANDO PARANOIA POR CAUSA DESSA QUESTÃO DO SÁBADO,LEIO A BÍBLIA,FAÇO PESQUISAS,ASSISTO PREGAÇÕES SOBRE ESSE TEMA E CONTINUO NA DÚVIDA,NÃO SEI MAIS O QUE FAZER...

Comunidade Jesus para Jovens disse...

Realmente cegueira é uma coisa que só o Espirito Santo tem poder pra curar..qdo se quer justificar algo achamos qq coisa na palavra mesmo...por isso que se diz :a palavra mata e o Espirito justifica..qdo qremos matar achamos um simples versiculo sem contexto...se sair do contexto do versiculo fica assim mesmo ..vamos justificar até assassinato ..Deus tenha misrericordia de nós...continuem lendo...

Unknown disse...

Os 10 mandamento fala claramente guardai vos os sábado,nao significa que devemos para a vida, é um dia que Deus santificou para que possamos fica em santiada e perfeita adoração com Ele devemos adora lo todos dias ,mas Ele criou o sábado pra dedicarmos inteiramente à Ele,como Ele descansou no sábado após a criaçao do mundo Ele nos deu um dia pra fazermos isso tbm,guarda o sábado é não fazes as coisas de nosso interesse mas sim do interesse de Deus...
Infelizmente muitos serão enganado ,mas o Espírito Santo de Deus vai mostra a verdade a todos, basta deixar Ele agir.
(Estudem Maísa ribeiro e Samuel ramos são vídeos no YouTube ótimos e eles explicam tudo comprovando na Bíblia.nao. Vão se arrepender.)

Unknown disse...

Os 10 mandamento fala claramente guardai vos os sábado,nao significa que devemos para a vida, é um dia que Deus santificou para que possamos fica em santiada e perfeita adoração com Ele devemos adora lo todos dias ,mas Ele criou o sábado pra dedicarmos inteiramente à Ele,como Ele descansou no sábado após a criaçao do mundo Ele nos deu um dia pra fazermos isso tbm,guarda o sábado é não fazes as coisas de nosso interesse mas sim do interesse de Deus...
Infelizmente muitos serão enganado ,mas o Espírito Santo de Deus vai mostra a verdade a todos, basta deixar Ele agir.
(Estudem Maísa ribeiro e Samuel ramos são vídeos no YouTube ótimos e eles explicam tudo comprovando na Bíblia.nao. Vão se arrepender.)

Unknown disse...

Gente Jesus disse que ser for pra fazer o bem no sábado cura sim mas a lei não foi abolida
Jesus não veio mudar a lei e sim para cumpri-la
Por isso devemos sim guarda os sábados e seguir todos mandamentos do senhor

Unknown disse...

Obrigada por me ajudar 😃😊

Anônimo disse...

Pura Verdade !