A
ETERNIDADE
NO TEMPO
Fritz Guy
Pastor-Associado da Igreja da Universidade de loma Linda.
A experiência do sábado como um tempo santo é também uma experiência da eternidade.
Não sabemos exatamente quando ou onde aconteceu, nem os nomes das pessoas que estavam lá; mas sabemos que aconteceu no sábado e que envolveu Jesus, alguns de Seus discípulos e também alguns de Seus críticos.
Sabemos também que o que aconteceu foi importante para os cristãos primitivos e que eles relembraram a história, porque ela está registrada nos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas. Eis o relato de Marcos sobre o incidente:
"Noutra ocasião, num dia de sábado, enquanto Jesus e os discípulos dEle estavam atravessando os campos, os discípulos iam arrancando espigas de trigo e comendo o grão. Alguns dos líderes religiosos judaicos disseram a Jesus: 'Eles não devem estar fazendo isso! É contra as nossas leis colher grão no sábado.'" Marcos 2:23 e 24, A Bíblia Viva. Evidentemente, eles supunham que os discípulos estivessem ceifando — uma das 39 classes de atividades proibidas no sábado.
"Mas Jesus respondeu: 'Vocês nunca ouviram a respeito da ocasião em que o rei Davi e os companheiros dele estavam com fome, e ele entrou na casa de Deus
— por esse tempo o supremo sacerdote era Abiatar — e comeram o pão especial que só os sacerdotes tinham permissão de comer? Aquilo também era contra a lei.
"Mas o sábado foi feito para beneficiar o homem, e não o homem para beneficiar o sábado. E Eu, o Messias, tenho autoridade até mesmo para decidir o que os homens podem fazer nos dias de sábado.'" Marcos 2:25-28, A Bíblia Viva. Equivale a dizer: "O sábado foi feito em benefício da humanidade, não o contrário." Isso nos faz lembrar da história da criação, que findou com Deus terminando Seu trabalho, descansando e santificando o sétimo dia.
A história da criação é a história da essência das coisas; a verdadeira natureza do mundo e da humanidade, antes da desastrosa consequência do pecado distorcer tudo. O sábado é parte dessa "essência das coisas". Jesus disse que ele foi dado em atenção à humanidade. Ser humano é, entre outras coisas, ter o sábado. E ter o sábado e experimentá-lo de fato é ser realmente humano.
Que é o Sábado?
Ao falar sobre o sábado, a primeira e mais óbvia coisa que se destaca é que ele é um dia, um período de tempo. Ele não é um lugar ou objeto santo, mas sim um tempo santo. Normalmente, você não precisa estar num lugar em particular para experimentar o sábado.
A segunda coisa a dizer sobre o sábado é que é um tempo especial — tempo santo. Tempo que de alguma maneira está relacionado com Deus. Tempo que tem o propósito de ajudar-nos a relacionar com Deus.
Em geral, não estamos satisfeitos com o tempo. As vezes temos tempo em demasia (então ficamos enfadados), outras vezes ele é muito curto (aí ficamos desapontados). Tempo é a maneira pela qual experimentamos as consequências do pecado: sentimos que ele está indo embora e que o mesmo está acontecendo conosco. Sabemos que temos como limite a "linha da morte". Frequentemente, o tempo é uma experiência de fragmentação e frustração na nossa condição humana.
Mas o tempo santo é bastante diferente, porque ele nos oferece uma experiência em forma de unidade, não fragmentada. O sábado é uma oportunidade para unificar nosso tempo (e, portanto, nós mesmos).
O sábado é uma oportunidade para entrarmos em contato com o passado: nosso próprio passado, que nos tornou o que somos hoje; o passado genealógico e espiritual da nossa família; o passado da revelação de Deus em Jesus; o passado do trabalho de criação de Deus; e, por último, o passado do amor de Deus — a razão da existência de cada coisa.
O sábado é também uma oportunidade para tocar o futuro: nosso próprio futuro, cheio de possibilidades e sonhos; o futuro de nossos filhos carnais e espirituais; a vinda futura de Deus novamente na pessoa de Jesus; a futura recriação do mundo; e, por último, o futuro do amor de Deus — o alvo de toda as coisas.
O sábado é uma oportunidade para expandir o presente, ligando o passado e o futuro. É uma oportunidade para experimentar a totalidade da eternidade agora, de maneira antecipada.
A eternidade é simplesmente tempo como um todo — incluindo todo o nosso passado e todo o passado de Deus, todo o nosso futuro e todo o futuro de Deus. Visto que o sábado pode nos oferecer tudo isso, ele se torna uma experiência de eternidade no tempo. Em virtude de o amor de Deus estar no "limite" do passado e no "limite" do futuro, o sábado se torna, mais do que qualquer coisa, uma experiência do amor de Deus.
A terceira coisa a se dizer sobre o sábado é que ele é um tempo particular: esse tempo do sétimo dia não é negociável, porque faz parte do que o sábado é. O sábado simplesmente existe no tempo certo. Nesse sentido, ele é parecido com um dia de nascimento; você pode ignorar o dia do nascimento ou fingir que é outro dia, mas na realidade ele permanece no dia em que de fato é, baseado no acontecimento histórico.
O sábado é também baseado num fato, em coisas que aconteceram: Deus descansou no sétimo dia (Gênesis 2:2) - E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.
(Gênesis 2:3) - E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera. O quarto mandamento explicitamente identifica o sábado com o sétimo dia (Êxodo 20:10) - Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. (Deuteronômio 5:14) - Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhum trabalho nele, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu boi, nem o teu jumento, nem animal algum teu, nem o estrangeiro que está dentro de tuas portas; para que o teu servo e a tua serva descansem como tu; e Jesus esclareceu e apontou o significado do sábado (Marcos 2:27) - E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. (Lucas 4:16) - E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler. E outras passagens paralelas nos Evangelhos.Essa ênfase do sábado no sétimo dia é "arbitrária" de alguma maneira, porque poderia ter sido diferente. Não há razões astronómicas para a semana de sete dias. E o dia em si não é diferente dos outros dias. Suas horas são as mesmas e o clima também.
Além disso, não há como configurar essa ênfase do sábado no sétimo dia a não ser através de princípios teológicos e éticos gerais. Neste ponto, o quarto mandamento é diferente dos outros nove.
A ideia do sábado do sétimo dia vem somente de um entendimento da revelação da atividade e da vontade de Deus. Em geral, portanto, ela está baseada na autoridade religiosa dos documentos bíblicos. E está baseada especialmente na autoridade do exemplo de Jesus.
Assim, o sábado é uma experiência do sétimo dia como tempo santo, que é também uma experiência de eternidade.
O significado do sábado é a verdade de que Deus é amor — criador, perdoador, amor transformador. Deixe-me tentar explicar como isto funciona na experiência do sábado.
A experiência do sábado significa que o amor de Deus é o centro de nossa existência. É um reconhecimento de Deus como Criador, a Fonte última de tudo que temos e somos. Nenhuma pessoa se faz por si mesma, náo importa quão duro ela lute pelo sucesso.
O sábado também nos lembra que o significado da nossa vida náo depende do sucesso do nosso trabalho. Naturalmente, nosso trabalho é importante, e o sucesso também. Mas nada disso é supremamente importante. O sábado ajuda-nos a não confundir o que é bom com o que é essencial, supremo. O significado de nossa vida não depende do que realizamos, mas do fato de sermos amados e aceitos, perdoados e redimidos pelo próprio Deus.
O sábado significa descanso em Cristo. "Venham a Mim", Ele disse, "e Eu lhes darei descanso — todos vocês que trabalham tanto debaixo dum jugo pesado." S. Mat. 11:28, A Bíblia Viva, (Mateus 11:28) - Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Sabemos que temos encontrado esse descanso, especialmente no sábado.
Cada sábado vem como um presente. Ele não é um prémio por seis dias de trabalho duro ou pela diligente preparação na sexta á tarde. Nenhuma pessoa que tenha boa percepção espiritual suporá que ela está realmente pronta para o tempo santo. Mas embora não estejamos
verdadeiramente preparados, a dádiva do sábado é certa, porque Deus nos ama de qualquer jeito. O "presentão" da experiência de cada sábado é uma experiência de descanso em Cristo de todos os esforços que fazemos para ser suficientemente bons a fim de que Deus nos salve.
Desse modo, o sábado é um símbolo particular do dom da vida eterna. Como alguém poderia estar preparado para chegar à presença de um Deus santo? Naturalmente, tentamos nos preparar no sábado tão bem quanto podemos, mas estamos contentes porque a vida eterna é um dom, e não uma recompensa.
Aqui está uma outra maneira de o sábado ser para nós uma experiência de eternidade no tempo. A experiência do sábado é uma percepção da presença de Deus — uma experiência de Emanuel, "Deus está conosco". E aqui vemos porque a experiência do sábado para o cristão não é meramente a continuação de um antigo costume hebraico. Jesus transforma tudo, inclusive a experiência do sábado.
O Que Ele Faz?
O que o sábado faz? Podemos dar duas respostas.
Primeiro, ele providencia um "descanso" periódico — uma liberação das rotinas diárias e do ritmo de nossa vida, um tempo de "revigoração" e restauração. O sábado também tem o propósito de nos libertar da pressão e afobamento, da frustração e ansiedade. Ele é, como o hino diz, "deleite da minha alma", e, como diz o rabi Abraham J. Heschel, "uma oportunidade para reparar nossa vida esfrangalhada".
Segundo, o sábado provê tempo para adoração. Nele, cessamos nossas atividades o máximo i possível e assim podemos nos concentrar em nosso relacionamento com Deus. O sábado nos oferece tempo para reafirmarmos nosso compromisso com nossos mais altos valores e tentar entender suas implicações para nossa vida.
Deus e nossos valores básicos nunca estáo ausentes de nossa vida ou consciência, mas muitas outras coisas demandam nossa atenção primária durante a semana. O sábado nos dá tempo para dirigirmos nossa atenção para as realidades eternas.
É alguma coisa como estar amando. Quando trabalha, você pensa primariamente no seu trabalho, embora quem você ama nunca fique completamente ausente de sua consciência. Mas você precisa e quer, de quando em quando, pensar primariamente em quem você ama. O tempo para a adoração é para a vida religiosa o que o tempo para a intimidade é para o amor.
O fato de o sábado ser um dia de descanso com a finalidade de prover tempo para a adoração explica porque damos atenção ao tipo cie coisas que fazemos. O sábado é um dia para ser profundamente deleitoso, embora não malbaratado. Deve ser um tempo feliz, mas não frívolo. Tudo que estimula nossa consciência de Deus, ajuda-nos a conseguir uma genuína experiência do sábado.
Shalom
Uma das maiores palavras de todas as línguas é a palavra hebraica sholum. Ela significa "paz", mas significa mais do que ausência de hostilidade. Ela significa também profunda felicidade e alegria, satisfação e plenitude. Significa a suprema experiência que Deus dá à humanidade. Ela não é, contudo, o resultado de talento e trabalho duro; é um dom da graça.
Shalom é prometida para a vida eterna que ainda está por vir. Mas, ela pode começar a ser desfrutada na experiência do sábado agora. Shalom é o que o sábado é, significa e faz.
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