quinta-feira, 19 de julho de 2007

FATOS QUE REFUTAM A TRANSUBSTANCIAÇÃO

1. Cristo estava presente quando pronunciou as palavras: “Este é o meu corpo”.Teria dois corpos? Apresentou a Si mesmo como aquele a quem o Cordeiro Pascoal representava e João Batista havia indicado.

(João 1:29) - No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.

2. Os apóstolos continuaram chamando de símbolo ao pão depois de sua consagração.

(I Corintios 11:26) - Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

(I Corintios 11:27) - Portanto, qualquer que comer este pão, ou beber o cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor.

(I Corintios 10:16) - Porventura o cálice de bênção, que abençoamos, não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é porventura a comunhão do corpo de Cristo?

(I Corintios 10:17) - Porque nós, sendo muitos, somos um só pão e um só corpo, porque todos participamos do mesmo pão.

3. A cerimônia não é chamada pomposamente Santa Missa ou Santíssimo Sacramento na Bíblia, mas simplesmente o “Partir do Pão.

(Atos 2:42) - E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

(Atos 2:43) - E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

(Atos 2:44) - E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.

(Atos 2:45) - E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.

(Atos 2:46) - E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

(Atos 2:47) - Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.

4. Nada disse Cristo que devia ser praticado em favor dos vivos e dos mortos mas sim em memória de Mim.

(I Corintios 11:25) - Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.

Por outro lado se Jesus vem e Se faz presente em cada Missa, que razão haveria para Paulo dizer:

(I Corintios 11:26) - Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor, até que venha.

  1. Segundo o dogma católico Jesus deve ter Se equivocado ao dizer: (Lucas 22:18) - Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus. (Mateus 26:29) - E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba novo convosco no reino de meu Pai. Deveria ter dito: “Não beberei de Meu Sangue”.

Esta passagem também demonstra que Jesus estava falando de forma figurada.

  1. Inferências dialéticas contrarias a este ensino: É possível que os homens tenham poder para transformar elementos materiais, como o pão e o vinho, em Deus? Não é idolatria adorar elementos materiais? São suscetíveis de digestão estomacal as coisas divinas? Podem os sacerdotes ter poder para aumentar a quantidade da divindade no Universo? Qual dos corpos de Jesus aparece na Transubstanciação, o terreno ou o glorificado? Pois ainda não estava glorificado quando instituiu a cerimônia.

  1. Este dogma é contrario ao que Paulo ensinava: (Atos 19:26) - E bem vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas até quase em toda a Ásia, este Paulo tem convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não são deuses os que se fazem com as mãos.

  1. Por que haveria este milagre de diferenciar-se dos demais feitos por Jesus?

Em todos eles o Mestre permitiu que os sentidos, tribunal competente, a razão humana, dessem seu veredicto acerca da obra efetuada. Por que então neste milagre não se pode tocar a “Hóstia” quando Jesus mesmo disse “Tomai”.

  1. Das muitas citações dos Pais da Igreja confirmando ser o pão e o vinho símbolos, damos somente esta de Agostinho. “O Senhor não hesitou em dizer ‘Este’ é o Meu Corpo, quando dava o símbolo do Seu corpo. Estes são sacramentos aos quais deve atender-se, não ao que são, mas sim ao que representam, porque são símbolos das coisas, sendo uma e significando outra”.Continuação Adimantu, capitulo XII.

  1. Com que autoridade a igreja privou os fieis da comunhão do vinho? Não há nada nas Escrituras que dê apoio a tal coisa.

Por que exige jejum, desde a meia-noite ou pelo menos de 3 horas antes, sendo que os discípulos participaram do rito logo após haverem ceado?

Nenhum comentário: