sábado, 14 de julho de 2007

A CONFIRMAÇÃO DA TENTATIVA DA

MUDANÇA DO SÁBADO PELA IGREJA ROMANA

Em 1562 o arcebispo de Rhegio fazia na XVII sessão do Concilio de Trento esta não menos peremptória declaração:

“O sábado, o mais famoso dia da lei, foi transferido para o dia do Senhor... Estas e outras coisas semelhantes não cessaram em virtude da pregação de Cristo (pois diz que não veio a derrogar a lei e sim cumprir), mas foram mudadas por autoridade da Igreja” – Citado da obra Cânon e Tradição, de Holtz.

O Dr. Eck, em sua célebre defesa da autoridade da Igreja Católica contra Lutero e Carlstad, disse, o seguinte:

“As Escrituras doutrinam: Lembra-te do dia do sábado para o santificar, seis dias trabalharas farás toda a tua obra, mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus, etc. A Igreja, porem transferiu a observância do sábado para o domingo, por sua própria autoridade, independente das Escrituras – Dr. Eke, Eridion (1553), pág. 78”.

No doctrinal Caechism, pág. 101 e 174, lê-se o seguinte:

“perg – Tendes um outro meio qualquer de provar que a Igreja tem poder para instituir dias de festa? Resp. – Se não tivesse, não poderia ter efetuado aquilo em que todos os religionistas concordam com ela, isto é, não poderia ter substituído a observância do domingo, o primeiro dia da semana, pela do sábado do sétimo dia, mudança para qual não existe nenhuma autoridade escrituristica”.

O Cônego Hugo Bressane de Araújo, no seu livro Perguntas e Respostas, I, editado pela tip. Do “Lar Católico” de Juiz de Fora, no capitulo “Sábado ou Domingo”, apresenta o seguinte questionário com respectivas respostas:

“Perg – Que dia da semana a Bíblia manda santificar?

Resp. – O sábado. Eis as passagens da Bíblia: Exo. XX, verso 8 -11; XXXI, verso14 e Deut. cap. V, verso 12.

Perg. – Mas a Bíblia manda observar o domingo em vez do sábado?

Resp. – Não.

Perg. Quem mudou o dia do Senhor – de sábado para domingo?

Resp. – A Igreja Católica.

Perg. – Mas os protestantes observam o descanso no domingo.

Resp. – Então neste ponto seguem a tradição católica, contra a qual sempre estão a clamar.

Perg. – Mas dizem os protestantes que S. Paulo manda guardar o domingo.

Resp. Não. S. Paulo, na I Epistola aos Corintios, cap. XVI, só ordena que se faça uma coleta para os pobres no primeiro dia da semana. Eis as palavras do Apostolo, no verso 2: ‘Ao primeiro dia da semana, cada um de vós ponha de parte alguma coisa em casa. Guardando assim o que bem lhe parecer, para que se não façam coletas quando eu chegar.’

Porventura esta determinação do Apostolo acerca das esmolas para os pobres de Jerusalém anula o preceito sobre a observância do sábado?

Perg – Dizem os protestantes que S. João, no Apocalipse, manda guardar o domingo?

Resp. Não. S. João somente diz que teve uma revelação nesse dia – I verso 10: ‘Eu fui arrebatado em espírito num dia de domingo.’ Foi esta a primeira visão que teve o apostolo S. João. Depois teve muitas outras.

Onde, pois, S. João manda observar o domingo em lugar do sábado?

Perg. – Que dizer, pois, dos protestantes que, não reconhecendo a tradição e o poder da Igreja Católica, guardam o domingo em vez do sábado?

Resp. – Ou devem guardar o sábado, ou estão em contradição com a Bíblia.”

REPARADORES DO VERDADEIRO CULTO

Alei de Deus é a expressão do carater do Criador do Universo e o fundamento de Seu governo. È pela Lei que Deus estabelecerá o juízo e fará justiça.

(Êxodo 12:13) - E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.

(Êxodo 12:14) - E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

(Tiago 2:12) - Assim falai, e assim procedei, como devendo ser julgados pela lei da liberdade.

O trabalho do inimigo é levar os homens à perdição.

(I Pedro 5:8) - Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar;

Sua ira é contra Deus e os Filhos de Deus, portanto contra a Lei de Deus.

(Apocalipse 12:17) - E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo.

Satanás concitaria tremendas forças contra os santos apostolados. A profecia no-lo declarou.

(Daniel 8:12) - E um exército foi dado contra o sacrifício contínuo, por causa da transgressão; e lançou a verdade por terra, e o fez, e prosperou.

(Daniel 7:25) - E proferirá palavras contra o Altíssimo, e destruirá os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a lei; e eles serão entregues na sua mão, por um tempo, e tempos, e a metade de um tempo.

O primeiro terrível golpe contra a lei trouxe a idolatria na Igreja Cristã. O segundo golpe foi aplicado contra o sábado do quarto mandamento, quando o domingo foi oficializado pelo pseudocrístão Constantino, no ano 321 A.D. (Ver decreto de Constantino). Deus lamenta esta terrível culpa.

(Ezequiel 22:26) - Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem discernem o impuro do puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles.

(Mateus 15:6) - E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.

(Mateus 15:9) - Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.

E assim o culto a Deus foi falsificada.

Mas estas santas verdades não poderiam permanecer pisadas.

Oculto a Deus não poderia permanecer envolto em trevas.

A profecia apontou para um tempo em que a verdade ressurgiria vitoriosa.

(Daniel 8:13) - Depois ouvi um santo que falava; e disse outro santo àquele que falava: Até quando durará a visão do sacrifício contínuo, e da transgressão assoladora, para que sejam entregues o santuário e o exército, a fim de serem pisados?

(Daniel 8:14) - E ele me disse: Até duas mil e trezentas tardes e manhãs; e o santuário será purificado.

“Até quando, Senhor?” “Até 2.330 tardes e manhãs, e o santuário se purificará”.Esta profecia, em dados matemática infalíveis, nos leva de 457 A.C a!844 A.D. - do decreto de Artaxerxes até à ressurreição das verdades em 18844 A.D., quando o santuário de Deus começou a se purificar dos e tradições dos homens. E, precisamente neste tempo surge a Igreja Adventista, filha da profecia de Deus, possuidora das verdades para tão solene época e com uma mensagem especial para esta geração.

(Apocalipse 14:6) - E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo,

(Apocalipse 14:7) - Dizendo com grande voz: Temei a Deus, e dai-lhe glória; porque é vinda a hora do seu juízo. E adorai aquele que fez o céu, e a terra, e o mar, e as fontes das águas.

Assim, a profecia distingue os Reparadores do Verdadeiro Culto.

(Isaías 58:12) - E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.

São chamados “reparadores de roturas”. Onde es roturas? Na Lei de Deus! Nos versos seguintes temos a verdade de uma rotura restaurada.

(Isaías 58:13) - Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,

(Isaías 58:14) - Então te deleitarás no SENHOR, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do SENHOR o disse.

E com a verdade do quarto mandamento, todas as verdades reapareceram na luz.

A verdade foi tirada de debaixo dos pés da apostasia e exposta ao mundo na sua beleza e santidade.

Que ensina esta verdade quanto a Lei de Deus? Que ela está no Novo Concerto. Não Mais em tábuas de pedra, mas escrita no coração dos convertidos cristãos.

(Hebreus 8:10) - Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;

(Hebreus 8:11) - E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.

(Hebreus 8:12) - Porque serei misericordioso para com suas iniqüidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais.

(Hebreus 8:13) - Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.

Esta experiência é fruto da graça.

No coração do converso está conseqüentemente escrito o quarto mandamento – o Sábado do Senhor.

(Apocalipse 14:12) - Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus.

(Isaías 56:2) - Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal.

(Isaías 58:13) - Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras,

E a Palavra de Deus distingue os filhos da luz.

(Isaías 8:16) - Liga o testemunho, sela a lei entre os meus discípulos.

(Isaías 8:20) - À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.

(Romanos 2:13) - Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados.

A OBSERVÂNCIA DO SÁBADO ATRAVÉS DOS SÉCULOS

A despeito das leis e dos decretos contra a observância do sábado, encontramos fiéis guardadores desse dia através dos séculos:

O Dr. Zahn, conhecido historiador, no seu livro Geschichte dês Sonntags, pág. 13 diz que “não há menor duvida se que os cristãos primitivos observaram o sábado, de maneira conscienciosa”.

Geisler, outro notável historiador, diz: “Os cristãos gentios observavam igualmente o sábaso e a Páscoa, com referencia às ultimas cenas da vida de Jesus, mas sem a superstição judaica”.– Church History, vol 5, pág 93.

Um documento importante, conhecido como o credo da igreja do segundo e terceiro séculos, comumente chamado “Apostolical Constitutions”, diz o seguinte sobre os deveres acerca do sábado: “ó Senhor Todo-Poderoso, Tu criaste o mundo por Cristo, e designaste o sábado como memorial, a fim de que nesse dia descansamos de nossas obras para meditação de Tuas leis”.– Liv. 8, cap. 33.

Agostinho, o maior teólogo de seu tempo, fala de reuniões de cristãos aos sábados no quarto século. Eis o que ele diz: “Neste dia, que é o sábado, muitos estão acostumados a reunirem-se, desejosos da Palavra de Deus”.Augustine’s Sernons, 128, tom. 7, pág. 629.

Orígenes, bispo de Alexandria (250 A.D.), escreveu o seguinte: “Não deveis continuar guardando o sábado segundo a maneira judaica, e regozijando-vos ociosos... Mas cada um guarde o sábado segundo a maneira espiritual, achando deleite na meditação da lei”.– Epstle to the Magnesians, cap. 9.

No sexto século existiam guardadores do sábado em Roma, pois neste tempo, 540 A.D., o Papa Gregório I, dirigindo-se aos cidadãos de Roma, assim se expressou “Tem chegado ao meu conhecimento que certos homens de espírito perverso têm semeado entre vós algumas coisas que são errôneas e opostas á santa fé, assim como proibindo qualquer trabalho no dia de sábado. Que mais chamarei esses pregadores, a não ser de anticristos? –Nicene and Pos –Necene Fathers of the Christian Church, vol. 13, epist. 1, pág. 336.

Quando a Reforma levantou o véu da escuridão que cobria as nações da Europa, observadores do sábado foram encontrados em todas partes:

- Na Transsilvania, 1600 A.D. – Robinsom, EccL. Researches, cap. 16; Lamy’s History of Socialism, pág 60.

- Na Boemia – 1600 A.D – Erasmo, vol. 5, pág. 506; Cox sb. Literature, vol. 2 pag. 201 e 202; Hessey, pág. 374.

- Na Rússia, 1400 A.D. – Presente State Greek Ch. In Rússia, Appendiz, pág. 273; Mosheim (Murdok’s) bk. 4 cent. 17, séc. 2, part. I, cap. 2, not 12.

- Na Alemanha, 1500 A.D. – Maxon’s Hist. Sabbath, pág. 41; Manual Seventy-dey Baptist, pág. 16. martyrology of tha churches of Christ, vol. 1pags. 113 e 114.

- Na França, 1500 A.D. – Manual Seventh-dey Baptista, pág. 16.

- Na Inglaterra, 1600 A.D. – Maxon’s Hist. Sabbath, pág 42; General History Baptist Denom, vol. 2, pág. 414, Ed1813.

“Não foi a Reforma que deu a existência a esses sabatistas, pos os chefes da Reforma, como um só corpo, não eram amigos dessas idéias. Ao contrario, estes observadores do sábado parecem ser resto das antigas igrejas observadoras do sábado, que haviam dado testemunho durante os séculos de trevas.” – J. N. Andrews, Hist. Of the sabbty, pág 460

OBSERVAÇÃO:

Caso você deseje conhecer melhor a profecia das 2.300 tardes e manhãs de Daniel 8:14; ente em contato comigo nos endereços eletrônicos.

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Um comentário:

Unknown disse...

NAUM 3:04? ESTAR FALANDO DE QUEM? APOC. 17:4,5,9,11--13,17,18.? DE QUEM FALA, ESTES VERSOS? APOC.18:04.? VC. QUE ESTUDA, SABE.